domingo, 23 de dezembro de 2012

Um planeta potencialmente habitável orbitando uma estrela semelhante ao Sol


       Apenas 12 anos-luz de nosso sistema solar
Recreación del sistema planetario de Tau Ceti. | J. PinfieldRecreación del sistema planetario de Tau Ceti. | J. Pinfield
Uma estrela como o nosso Sol acolhe cinco planetas, um dos quais está localizado em uma área onde poderia haver água em estado líquido potencialmente habitável e possivelmente vida. Uma equipe internacional de astrônomos detectou cinco mundos orbitando a estrela Tau Ceti, que é relativamente perto do nosso sistema solar a apenas 12 anos-luz.

O planeta pode ter água, a vida tem uma massa 4,3 vezes maior do que a Terra, e é, portanto, o menor de todos os que foram encontrados até agora na zona potencialmente habitável de sua estrela.

"Esta descoberta apoia ainda mais a idéia cada vez estabelecido que praticamente todas as estrelas têm planetas em nossa galáxia, e que deve haver muitos planetas do tamanho da Terra potencialmente habitável", disse em um comunicado Steve Vogt, da Universidade de Califórnia, em Santa Cruz, co-autor do estudo publicado na revista Astronomy & Astrophysics ". "Eles estão em toda parte, mesmo ao virar da esquina", diz o cientista.

Os cinco planetas são relativamente pequenos, com massas de entre dois e 6,6 vezes a da Terra. O mundo potencialmente habitável, que completa uma órbita em torno Tau Ceti cada 168 dias, provavelmente não é um planeta rochoso como a Terra, de acordo com os autores do achado.

Tau Ceti é um pouco menor e menos luminosa do que o nosso Sol está localizado 11,9 anos-luz de distância na constelação de Cetus (Baleia) e é visível no céu noturno. Devido à sua proximidade e similaridade com o Sol é uma estrela que aparece com freqüência nos romances de ficção científica que imagina civilizações extraterrestres.

Os astrônomos procurou exoplanetas nas proximidades de Tau Ceti no passado, mas até agora não encontrei nada. No entanto, no novo trabalho foram capazes de detectar sinais de cinco planetas possíveis.

Os autores reanalisados ​​a descoberta 6000 de observações Tau Ceti feitas pelo instrumento HARPS no 3,6 metros telescioui Observatório Europeu do Sul (ESO) em La Silla (Chile), o espectrógrafo Echelle da University College London, no telescópio Anglo Siding Spring, na Austrália, e de alta resolução Echelle Spectrometer (HIRES) no telescópio Keck, em Mauna Kea (Havaí).
Fonte:
http://www.elmundo.es/elmundo/ciencia.html


Nenhum comentário :

Postar um comentário

A verdade é doce, porém doe. A abelha produz mel que é gostoso ao paladar, mas sua picada causa dor.