quinta-feira, 13 de julho de 2017

“O Espírito de Profecia” não são livros, são revelações para pessoas.


Desde já expresso minha absoluta certeza que, “o Espirito de Profecia”, não são livros.
Livros são expressões (ação de exprimir-(se)¹) dos pensamentos dos seus autores, que muitas vezes não são provados empiricamente.

Também não estou querendo dizer que tudo que se escreva não seja verdade.
Lembremos que o homem muitas vezes, e, é comum, errar.

“O homem que nunca errou, nunca fez coisa alguma” – Michel Quoist (citado por Rodrigues, J. Adauto, em Pensamentos Imortais, p. 50).

Estão diante de nós muitos livros dos quais nos fazem meditar, pois são impressões² (opinião meio vaga, ideia, noção), vários livros, quantos mais, que são autos daqueles que os fazem conhecidos através das suas letras, mas não os qualificam ser a verdade concreta.

Deduzindo isto, fica a pergunta: O que é “o espírito de profecia”?  Lemos no contexto e Apocalipse 19.10 que João havia escutado uma voz muito forte e também um poder fora do comum tomou-lhe na sua frente fora do comum. Então após os eventos acontecidos, ele ver um anjo que se aproxima diante dele e fala (v.9), diante disso, ele ajoelha-se para adorá-lo, mas é repreendido para não fazê-lo, pois o anjo alega ser igual paralelamente servo assim como o tal seus irmãos presentes e que continuam fiéis. (v.10). O que torna o contexto interessante é a afirmação que “o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”, isto é, está profetizando ou receber uma mensagem para enviar aos outros é está no testemunho Dele.

Contudo, isso ainda não garante que todos aqueles que vivem pregando, falando ou escrevendo a esmo, seja um verdadeiro profeta ou uma profetiza.

É comum alegarmos que à Bíblia é um livro sagrado e inspirado por Deus, uma vez que foi canonizada; como também alegarmos que outros livros são apócrifos, pois dizem não ser reconhecidos pela “Igreja”.

Conquanto, alguns expressem seus autores, não os designem ser santos, pois foram rejeitados pela “igreja” arcaica. E os mais, estão fora do cânon bíblico.  

Alguns alegam serem importantes para que possam ser pensados ao custo de impressões (opiniões meio vagas), daqueles que quiseram expor seus pensamentos resultantes das suas vontades obscuras, mas foram rejeitados ao nível ortodoxo.

Queremos sempre dizer que temos profetas (izas) para sustentarmos nossos anseios, que se traduz que estamos com e na verdade. Entretanto, à Palavra de Deus afirma categoricamente e sem contestação que “o testemunho de Jesus é o espírito de profecia”, indicando que àqueles que recebem sua mensagem estão no Seu testemunho.

Perceba que quando o anjo trás no contexto a mensagem para o Apóstolo João, ele o iguala paralelamente a ele como aquele que serve de igual modo a Deus, dando entender também que tem o mesmo espírito, embora o texto nos leve ao propósito de adoração a Deus.

Profetizar é receber a mensagem de Deus e transmiti-la.  O Profeta não precisa está todo tempo profetizando (Lucas 1.67);

A profecia precisa ser cumprida, pois o profeta que a anuncia, alega ter vindo de Deus sua mensagem (Isaías 40.3); e deve está de comum acordo ao seu cumprimento (Mateus 3.3);

Dizer ter o testemunho de Jesus quanto à profecia, e ela nunca se cumprir é ser falso profeta (iza) (Deut. 13:1-5);

Deus não só revela sua profecia para somente UM PROFETA (IZA), mas para outros profetas (izas) (2 Reis 24.2);

Deus não está limitado somente para UM POVO OU UMA “IGREJA”.  (Efésios 1:10; 3:9);

Se Deus revelar-se sua mensagem para somente UM PROFETA (IZA), Ele estaria fazendo acepção de pessoas e Ele não faz (       ).

Por fim, “O testemunho de Jesus”, não só está uma única “igreja” ou numa única pessoa, mas em várias outras:” - Se eu dou testemunho a favor de Mim mesmo, então o que digo não tem valor. Mas existe outro que testemunha a meu favor e eu sei que o que Ele diz a respeito de mim é a verdade” (João 5.32). Embora esteja alegando ser o Pai (v.37); outros também o testemunham: João, Pedro, Tiago, Paulo, etc. etc. etc.

Todos sem exceção estavam com o espírito de profecia, uma vez que estavam testemunhando. Logo dando testemunho.

Mas se pode ser uma testemunha falsa? Sim. Por isso, que para se está com “o espírito de profecia”, se alega ter uma mensagem vinda de Deus, ela deve ser cumprida, uma vez que é uma instrução vinda do Senhor. (Apocalipse 19: 10 NTLH).

Concluo então que, a profecia de Deus não pode está somente nas mãos de um único profeta (iza), mas entre muitos. Porém, não naqueles que adoram ídolos; não naqueles que mentem; não naqueles que tem visões e sonhos falsos (Zacarias 13: 1-4); mas quando se diz se cumpre à Palavra de Deus (Jeremias 27.4; Amós 3:7).

“Por acaso, o Senhor Deus faz alguma coisa, sem revelar aos seus servos, os Profetas” (Plural). (Amós 3.7).

Referências:

SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL, Bíblia Sagrada de estudo na Linguagem de Hoje (NTLH), (Ed. 2005).

1 - ALVES, A.TELLES, PROF.DR. AMORA, A.A.SOARES, Minidicionário Soares Amora da língua portuguesa, p. 302, (Ed.18ª 2008).

RODRIGUES, J. ADAUTO, Pensamentos Imortais, p.50 – Sem Editora e Sem data.

2 – ALVES, A. TELLES, PROF.DR. AMOR, A.A. SOARES, Minidicionário Soares Amora da língua portuguesa, p. 376, (Ed. 18ª 2008).

Um blog abaixo da média, mas desafiando a lógica.
http://igrejaremanescente-igrejaremanescente.blogspot.com.br/* Serão permitida reprodução total quanto parcial, onde poder ser incluídos textos, imagens e desenhos, para qualquer meio, para sistema gráficos, fotográficos, etc., sendo que, sua cópia não seja modificada nem tão pouca alterada sua forma de interpretação, dando fonte e autor do mesmo. P.Galhardo.