A website da História do Projeto Veteranos reconhecendo a comemoração de 50 anos da Guerra do Vietnã vai lançar 24 de maio. "Guerra do Vietnã: Olhando para trás," destaca as diversas histórias de guerra de veteranos que serviram durante a Guerra do Vietnã. Os veteranos desta série representam uma variedade de agências, locais de serviço e as funções militares. Estas contas pessoais extraordinárias são digitalizados e acessíveis no site.
Uma das histórias orais destacadas é a de Kjell Tollefsen, um piloto de helicóptero que voou mais de 1.000 missões no Vietnã com o 188 do helicóptero de assalto Company, uma unidade apelidado de "viúvas negras". Apesar das condições extenuantes, os laços que ele desenvolveu com os seus camaradas tornou difícil para sair do Vietnã, no final do seu turno de serviço.
O recurso também perfis de veteranos como Mark Ryan Black, um fuzileiro naval que enviou audiotaped "letras" para a sua família de volta para casa e que foi morto em ação em 1967, e Don Schol, um artista com o Programa Artista de Combate do Exército.
Além de entrevistas de história oral, várias das coleções apresentam extenso manuscrito e materiais fotográficos. A coleção de médico de combate Edwin Mark Trawczynski oferece um testemunho visual de suas experiências no país. Sua extensa documentação fotográfica ilustra cenas cotidianas da vida no Vietnã, enquanto a sua correspondência com a sua família narra sua experiência a partir de seu segundo dia no Vietnã até um mês antes de sua partida.
O Congresso criou o Projeto História dos Veteranos, em 2000, para coletar, preservar e tornar acessíveis as lembranças de primeira mão de veteranos de guerra dos Estados Unidos da Primeira Guerra Mundial através dos conflitos atuais, de modo que as gerações futuras possam ouvir diretamente de veteranos e entender melhor as realidades da guerra. Para mais informações, visite o site aqui na Fonte: www.loc.gov/vets/ .