sábado, 12 de outubro de 2013

Descoberta: Conheça A Alga Anti-Envelhecimento - Viva Mais: 10,20,30 Anos

    Ecklonia Cava
Algas marrons são algas comestíveis encontrados na costa do Japão, Coréia e China. algas marrons são usados ​​para uma variedade de condições, incluindo câncer ,  fibromialgia,  artrite, stress,  perda de peso ,  doenças cardíacas,  colesterol alto, e muitas outras condições.

Outros efeitos que parecem interessante para Ecklonia Cava são aparentemente um potencial anti-alérgica que não é altamente explorada, e não parece haver algumas propriedades anti-cancro, bem como (principalmente ensaiados em relação ao melanoma). A aplicação tópica de Ecklonia é um dos poucos compostos que podem melhorar o crescimento do cabelo, e afigura-se ser nova no sentido em que tanto inibe a perda de cabelo induzida por androgénios e também melhora directamente o crescimento do cabelo (por isso, só por si, parece ser alguma forma de terapia de combinação).

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sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O Sentimento de Culpa do Pecado

       
   Muitos anos são-nos passados e continuamos com os sentimentos de culpa por causa dos nossos pecados. O que podemos fazer para esquecermos sem andarmos angustiados e tristes? Alguns acreditam em pedir perdão há Deus, outros se direcionam há alguns psicanalistas para obter alívio e descanso da alma. O segundo grupo, pretende obter êxito rasgando as verdades bíblicas cristãs, como folhas de papeis. O mundo se pulsa em querer ter sossego para sua desventura íntima. Rejeitando a sua culpa e a responsabilidade, que o envolve em não descobrir que há um ser superior existente, continua-lhe culpado.

   Nosso ensejo é mostrar-vos aqui, quanto de maneira, não é rejeitar a psiquiatria nem tão pouco o processo psicanalítico, pois os dois são apropriados nos seus domínios. Nota-se que somente em discursão teórica, podemos perceber que um grupo de psicanalista aceita que o homem é um animal; portanto, não é responsável pelos seus atos e nem por isso, precise de perdão por não obter-se de culpa pessoal.

  Conhecemos que no campo humano, ele quando passa por problemas de agir mal, sente-se a necessidade de querer pedir perdão, nem que para isso, faça-se escondido.  E às vezes necessite de auxilio para poder caminhar no caminho certo. No seu íntimo pretende ter como modelo, ser moral, e alcançar um imaginado.

1)    Nenhum homem consegue viver satisfeito com sua forma quando erra. Porquanto, fere seu coração e sua mente. Quando no olho cai um argueiro, ele enchesse de lágrimas, clama constantemente pela agonia para que si retire o que o incomoda. O mesmo necessita a mente, que a dor no coração seja curada.

2)    A mente adoecida faz-nos culpados e muitas vezes recalcados, deixando-nos que nos acuse pelas falhas cometidas. Alguns homens se limitam em pensarem que, deixando o mal, possa viver com uma mente tranquila; esquecendo-se também dos valores morais que os regem para uma melhor exultação.
  
Reações Humanas

 Os homens destroem-se quando sua personalidade acredita que as proibições morais, são-lhes doenças do subconsciente. Pensam que suas vontades, podem ser-lhes feitas de todas às formas. Agem como os animais por instintos. De fato, a tolerância de fazer nossas próprias aspirações do nosso ego, muitas vezes causa-nos males e transtornos mentais. A censura da responsabilidade, o desejo, a ira, o ódio e a luxúria, tem-nos feito vários maus na sociedade moderna. Todos esses fatos existentes leva-nos a admitir que precisamos pedir perdão pelos nossos erros exagerados que causamos no mundo.

   Conhecemos que somente em Deus podemos alcançar o perdão verdadeiro.  Nele buscamos sermos pessoas melhores.  O conflito corporal é perigoso para o corpo, assim, como o conflito moral é perigo para a alma. Quando uma farpa entra no pé, o pé primeiro quererá lançar fora, sangrando; se não, terá que cortar a pele a fim de removê-lo para que não inflame todo o local ferido. Assim é o pecado se deixarmos tomar conta de nosso corpo, transformar-se em estado putrefato.

   Sentir-se culpado e levado a irritação por conservar o pecado acariciado para si mesmo, é pior que está enfermado para si próprio. Quando vamos ao médico, almejamos a cura da nossa enfermidade; o aluno não quer ficar na ignorância, e recebe do professor o conhecimento para não permanecer ignorante. Deus quer que nos acheguemos Nele, para obtermos conforto e aprendermos a dispersar através da sua sabedoria, a culpa do sofrimento imposto pelo pecado. Porém, alguns preferem ficar no coração a dor e sentir na mente os efeitos das suas escolhas, como diz esse verso: “Minha boca dirá a cólera do peito. Ou ele estourará, se contê-la quiser; Neste caso prefiro a extrema liberdade, de dizer, como gosto, o que bem me aprouver.” (William Shakespeare. A Megera Domada, Quarto Ato, Cena III). 

E assim, fazem o psicanalista com relação ao homem, investigando e sondando o pensamento por pensamento, para declarar um estilo do pensamento na situação irrefletida; porém, a mente voltada a Deus o envolve em não exercer como os ateus e os agnósticos em não reconhecer sua culpa para chegar-se em sintonia com o divino. Se rejeitarmos a moralidade, e não reconhecermos nossos próprios devaneios, estaremos tentando escapar da objetividade das más ações que permeiam a todos. O orgulho em não aceitar a verdade é como o ferro enferrujado que com o tempo da ferrugem quebra. Quando alguém não percebe sua culpa, mostra que sua realidade não está dentro do seu intimo, por ser duro como martelo. 

Jesus reconheceu a dureza do homem em não aceitar sua culpa, e, por conseguinte, aceitou a culpa conferida pelo pecado no homem.  Mesmo o homem não querendo chegar-se a Deus para pedir-lhe perdão das falhas feitas, Ele mesmo procurou mostrar-lhe sua bondade, para que o homem percebesse que mesmo sendo culpado, tomou-lhe o lugar para chegar-se a Deus pelo Seu sacrifício na cruz do calvário. Muitas vezes o homem enfermado não conhece bem da sua moléstia, e precisa de alguém que interceda por ele, para que se chegue a ser curado. Foi assim o que Jesus fez pela humanidade; as chagas em suas mãos e pés provenientes do pecado fez-nos fazer a cura da aproximação para com Deus. Porém, muitos reconhecem sua doença quando médico expõe-lhe e aceita a cura. Mas existem aqueles que rejeitam serem curados e até tratados; permanecendo no primeiro estágio, que é o estado adoentado permanentemente até a morte (estado de sentimento de culpa não querendo a cura). 

Ainda há quem tem problemas sexuais e dirigir-se aos psicanalistas para atendê-lo, seu analise quanto sua circunstância. Embora, possam tentar sobre analise, buscar melhoras para seus pacientes, o mesmo alguns tendo um senso pervertido e liberal, não lhes poderá dar-lhes o conforto necessário e a atitude certa para uma moralidade séria e perfeita quanto há princípios verdadeiros e honestos dentro do contexto real da família e da sociedade. Pois, há definição da família quanto sua forma, definisse como homem e mulher (crianças ou filhos) restrito como sendo casal, composto por masculino e feminino. Se seu sentimento de culpa já o induz a pensar sobre o assunto, seria mais que claro que seu coração leva-o a pensar que existe um problema que o envolve, pois sua emoção o perturba. 

Por esses e outros motivos que o homem (sentido genérico) deva reconhecer seu estado pecaminoso, e aproximar-se Daquele que pode trata-lo com amor, assim como fez o pai com o filho pródigo quando volta e pede perdão por ter ido embora e gastado todo o dinheiro com desejos carnais. O pai reconhece que ele foi culpado, mas o abraça o beija e faz-lhe uma festa em homenagem pela sua renovação de vida. Igualmente é a atitude de Deus pela volta dum pecador arrependido das suas faltas: “– Pois Eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisem se arrepender”. (Lucas 15.7 B.NTLH). Portanto, mesmo todos os seres humanos em todos os níveis, quer sejam: governantes, reis, doutores, teólogos, papas, bispos, pastores etc., devam e necessitem pedirem perdão há Deus pelos seus desacertos nas suas vidas. 

Mesmo tendo como Jesus Cristo como salvador, suas culpas, não sair-lhes sem profunda sinceridade e humildade de coração. Na oração Jesus disse: “Perdoai-nos assim como temos perdoado nossos semelhantes.” Somente em Deus podemos alcançar os nossos anseios. Freud sabia disto: “a transferência, disse ele, especialmente nas mãos de um médico inescrupuloso, é um instrumento perigoso”.  O mesmo em vez de tratar o paciente com problemas mentais ou em sentimentos de culpa que o angustia, poderá mudar para um tratamento físico por se tratar de ter sobre seu atrativo o sexo. Além do mais, o perigo poderá ser maior quando este pode ser do sexo oposto ao analista.

   Todos aqueles que sofrem de transtornos neuróticos ou psicológicos muitas vezes exigem no seu interior, atenção. Por si sentir intranquilos por sua situação acamada. Quando submetido há um terapeuta sente-se feliz porque lhe proporciona ouvidos para escutar suas lamentações, e retoma uma relação humana. Porém, essa circunstância, que o problema desses transtornos geralmente atingiu-lhes; são nada mais que traços da sua adolescência. Muitas vezes são aventuras não pensadas que o envolve por toda sua vida. Mesmo parecendo um paradoxo do objetivo para o subjetivo no altar do céu, com certeza lhes será de mais benéfico e maravilhoso o resultado, se ele humilhar-se verdadeiramente e pela fé e reconhecer que o Divino chegará a ele.

O Modelo do Desígnio

   Na sua relação com Deus o importante do que qualquer outro tratamento ao sofrimento é a nossa libertação do pecado quando são feitas no plano moral; porque a relação na analise na natureza humana não conhecerá o envolvimento frustrado. Por que quem poderia sentir verdadeiramente o que passa na mente e no físico do outro ser? Ninguém pode alcançar e alçar com profunda verdade o que passa na mente do sofrido culposo, se não, Aquele que o conhece por completo e que o rege o mundo que é Deus. E quase todos admitem e aceitam que Jesus Cristo com sua moralidade e sua bondade atingiu milhares de sofredores pecaminosos e tomou-lhes a vida. Por mais que recusemos chegarmos a Ele, a representação moral Dele na terra, mostra-nos a confiança que podemos ter Nele.  Não estamos falando simplesmente de homens mortais e com desejos afetivos e defeitos quais quase todos admitem, não, estamos falando do mais sublime e mais perfeito homem reconhecido como o senhor de muitos. Sim, este é o desígnio do verdadeiro mestre salvador, salvar a humanidade do sofrimento do pecado. O modelo foi apresentado ao mundo e suas normas foram dadas como regras para a vida feliz. Cabe-nos cumprir.

   Muitos não querem submeter-se ao analista e ao psicólogo de todos os homens, Jesus. Mesmo sabendo que existem pessoas até mesmo clérigos, com instintos do ego, com sua libido e também outro, funcionando como instinto de morte como bem trata Freud.  E que ainda em seus ensinos freudianos admite fatores existentes nos homens além do sexo, como: “conservação e preservação da espécie humana” que pode fazê-lo confundir-se com suas necessidades sexuais como qualquer efeito olhado no sujeito. Porque Freud percebeu que mesmo ao nível cultural todos inconscientemente e até [consciente], pode preparar o indivíduo na sua doutrina ao seu bel prazer. Assim sendo, a interpretação que possa dar ao paciente poderá não ser realmente o fator resultante de recalque teórico nele, pois, seu sistema pode falhar por ser também constituído de desejos provindo do seu corpo. Além do mais, Freud declarou que todo tem similaridades referentes: comer, fome, sexo, de poder, etc. E que pode nos satisfazer. Pois bem, os analistas [...], não geralmente não retrata a moral ao nível do homem viver em submissão a ela, mas a Igreja levanta sempre questões através dos seus ministros à importância de cumpri-las para poder viver adequadamente e de forma aceitável na sociedade. Todo o pecado existente por quebras de regras são-nos uma ofensa não somente contra Deus, mas contra nosso próximo. Por essas e outras que Deus estabeleceu modelo para termos como espelho a fim de não estarmos errando.  Se o pecador iminente está terrivelmente levado ao sofrimento do pecado, sendo rebelde fere os princípios morais das regras tanto divinas como sociais. Quando se está com dor de cabeça, geralmente afetamos a família, assim também é o mal no irmão, afetará a igreja de Cristo. Segue-se então, o conselho de procurar o divino para resolver de maneira sobrenatural. Porém, por causa da fé que ativou possa fazê-lo curado.

Conclusão


  O pecado admitido e aceito é orgulho, uma aberração ou abominação a Deus. Jesus ordenou-nos que devamos nos humilhar e aceitarmos Suas normas para não sofrermos ainda mais. Disse Ele para Maria Madalena em relação aos seus acusadores e para que não pecasse mais: “E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.” (João 8:11). Seria muito bom se pudéssemos somente dizer: estou curado das minhas culpas, contudo o mesmo não é verdade, porque o réu não pode ser ao mesmo tempo o juiz e jurado. Sabemos que nossos desejos como pecados devem ser repudiados e rejeitados, e que somente Jesus Cristo pode conceder-nos a cura. Embora possamos admitir que o que sofre precise de uma mão amiga para ajuda-lo no progresso do restabelecimento o mesmo pode encontrar no homem a mesma dificuldade nem que seja diferente da sua. “A alma doente e o psiquiatra são duas feições gêmeas, feições características deste fim da era moderna. O psiquiatra é a encarnação da ciência aplicada, tentando lidar com as devastações dos erros da ciência. O que ele descobre é que mais ciência não é bastante.” (William Ernest Hocking, What Man Can Malce of Man, Harper & Brothers, New York). Em paradoxo temos o esforço cristão para ajudá-lo no ideal da personalidade a exemplo do grande mestre Jesus Cristo como guia e sua Palavra Escrita como Luz.  Que Deus possa nos habilitar com humildade para dizermos constantemente: “Senti, não conseguimos alcançar vitória e cura para nossas enfermidades.” Amém! [Galhardo].

*Todos os direitos do blogger são-me reservados - copias são permitidas desde de que, não sejam adulterado o artigo e citado: o autor e fonte. 

[Absurdo Ideológico]Aborto, Prostituição e Homossexualidade para Crianças


Denúncia grave! A Organização Mundial de Saúde (OMS) criou um “guia” para ensinar e incentivar masturbação, sexo, aborto e homossexualidade para crianças de 0 a 9 anos, e aborto e prostituição para crianças de 12 a 15 anos. Não é segredo para o mundo que a Europa é o continente que além de ser o que mais incentiva aborto, possui a maior força tarefa gay. Além disso, há discussões sobre a pedofilia em 12 de seus países e agora a Europa acaba de lançar um guia de “educação” com 83 páginas para escolas e governos, desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em conjunto com a agência do governo alemão para a Educação em Saúde. A igreja precisa se levantar, já que nosso país está sem identidade e é fortemente influenciado por essa cultura relativista sexual da Europa. Tenho denunciado isso em minha coluna, leiam os artigos sobre essa ditadura ideológica de gênero. Algumas pessoa acham que somos obsessivos. Gostaria que quem pensa dessa forma leia o conteúdo que descreverei aqui, do manual para desconstruir a fé, a moral e a dignidade de seu filho.

Peço aos profissionais do Brasil que se levantem, independentemente da religião, e que se revoltem contra esse absurdo, pois Organização Mundial da Saúde está militando politicamente na ideologia de gênero e está deturpando a ciência para induzir convicções  ateístas e de orientação homossexual.

O documento começou a ser enviado para os Ministérios da Educação e Saúde na Europa e é, indiscutivelmente,  um compêndio de corrupção de menores inspirado nos dogmas da ideologia de gênero.

Abaixo, cito  alguns exemplos das aberrações e absurdos  que o guia recomenda transmitir às crianças com idades de 0 a 16 anos. Uma mistura de pedofilia, sexualização precoce, indução de convicções homossexuais, apologia ao aborto... enfim, leiam e se revoltem, porque é a pior coisa que já vi. Realmente estamos em guerra com os ateus, [os que] que odeiam princípios e estão destruindo a humanidade. Essas ações mostram que estamos realmente no princípio do fim.

Seguem as recomendações do guia para ensinar sexo, promiscuidade, prostituição e aborto às nossas crianças:

0 a 4 anos – prescrevem aprendizagem  do “gozo”, orgasmo  e prazer quando tocamos o próprio corpo: “a masturbação da primeira infância”.
0 a 4 anos – a idade é ideal para “a descoberta do corpo e dos órgãos genitais”.
4 anos – a OMS diz que nossos filhos são capazes de “necessidades expressas, desejos e limites, por exemplo, no contexto de brincar de médico”.
4 a 6 anos – as crianças precisam saber que a história da cegonha é um mito.
4 a 6 anos – ótima idade, segundo a Organização Mundial de Saúde, para “falar sobre assuntos sexuais”, explorar “relações do mesmo sexo” e “consolidar a identidade de gênero”.
6 a 9 anos – os especialistas da OMS dizem que nossos filhos estão preparados para aprender e defender os “direitos sexuais das crianças”.
9 a 12 e até os 15 anos – devem conhecer o incômodo da maternidade inesperada. Parafraseando: “O impacto da maternidade e da gravidez entre adolescentes; ou seja, planejamento familiar, planejamento de vida/estudos, a contracepção, a tomada de decisão e os cuidados no caso de gravidez indesejada.” O que eles afirmam, sem rodeios, é que antes de 15 anos nossos filhos estão prontos para estar cientes sobre a indústria do aborto.
9 a 15 anos – momento bom para receber informações sobre métodos contraceptivos e como fazer um aborto.
9 a 15 – idade-chave, de acordo com a OMS, para ensinar que a religião cristã é um obstáculo ao prazer e ao gozo físico. “A influência da idade, sexo, religião e cultura” na educação afetivo-sexual.
Aos 15 anos é hora de “abrir-se para outros (admitir a homossexualidade, bissexualidade e outras opções)”.
15 anos é também a idade de saber, além disso, sobre “sexo comercial (prostituição e o sexo em troca de pequenos presentes, refeições ou pequenas quantidades de dinheiro), pornografia e vício em sexo”.

Além dos conteúdos específicos, o guia de sexo para os padrões de educação na Europa, desenvolvido pela OMS, ainda tem seus princípios:

O princípio de que os pais são uma “fonte informal” da educação, em relação ao Estado como “fonte formal”.
O princípio de que a educação emocional e sexual das crianças deve ser planejada com “sensibilidade de gênero”. Ou seja: a natureza, os fatos, os dados, a responsabilidade dos pais... Enfim, tudo deve se submeter aos dogmas da “sensibilidade de gênero”.
O princípio de que a educação afetivo-sexual “começa no nascimento”.
O princípio de que a educação afetivo-sexual “deve ter uma abordagem holística”.
O princípio de que a educação afetivo-sexual serve ao “indivíduo e ao fortalecimento da comunidade”.
O guia tem 83 páginas e as palavras “amor” e “responsabilidade” não são citadas ou, quando o fazem, seu peso e significado são completamente irrelevantes. Em vez disso, o guia fala constantemente de “prazer”,  “sexo”, “gozo”, “bem-estar pessoal”, “instintos” e aborto.

A Organização Mundial de Saúde é uma agência das Nações Unidas. Com a orientação presente nas Normas de Educação Sexual na Europa, a agência tenta definir princípios e conteúdos básicos que os Estados devem desenvolver para educar sobre carinho e sexo as crianças europeias, de acordo com os preconceitos e preceitos da ideologia de gênero. É um documento de enorme influência, dirigido aos ministros da Saúde e da Educação na Europa.

Europeus estão fazendo um abaixo assinado requerendo à diretora do Organismo Europeu da Organização Mundial da Saúde, a senhora Zsuzsanna Jakab, a imediata retirada do guia. Vamos ajudar entrando no abaixo assinado, ou essa aberração virá para o Brasil. (Link do abaixo assinado.)

Leia o manual completo (aqui). 

Que Deus salve nossas crianças e que cada um de nós, profissionais e pessoas de bem, estejamos unidos contra essa aberração. Além de orar, precisamos nos mobilizar.

(Marisa Lobo, psicóloga e cristã; Gospel Mais)
Fonte: http://www.criacionismo.com.br

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Jesus Cristo é o Único Capaz de Operar o Certo na Nossa Vida


Andando Sobre os Trilhos do Perigo


Relatório de Pesquisa e Prática Profissional Produção de Texto








 Redigido: Marlen Galhardo                                                                                                                   

1 INTRODUÇAO        
                   O presente relatório de Pesquisa e Prática Profissional – Ensino Fundamental tem a finalidade de dar oportunidades aos estudantes de pedagogia para aprimorar seus conhecimentos por meio de pesquisas e entrevistas com profissionais da Educação Infantil, para conhecer seus métodos de ensino, observando se estão adequados aos seus alunos. 
                   Tem como objetivo conhecer as principais características da escola, dependências físicas, se o local está em condições de atender alunos professores e funcionários para o bom andamento com compromisso profissional e desenvolvimento das crianças para uma formação acadêmica dos alunos.       
                   Tem a finalidade de participar diretamente com profissionais da educação, convivendo com professores, alunos e o ambiente escolar, concedendo ao estudante uma visão crítica e construtiva para a formação de cidadãos responsáveis e capazes perante a sociedade.
                   A importância deste trabalho contribui para que o estudante adquira novas experiências, e desenvolva ideias, compartilhe com colegas da educação, para o desempenho de sua profissão.
                   Para a elaboração deste relatório foi indispensável várias fontes de informação tais como entrevistas com profissionais da educação na instituição pesquisada, bem como o auxílio de materiais, livros, internet e o conteúdo das tele-aulas realizadas no polo da Faculdade Internacional de Curitiba, FACINTER.







Caracterização da Escola
                   O colégio pesquisado está localizado na rua, Lisímaco Ferreira da Costa, 980, no bairro Bom Retiro. É um colégio privado com nível socioeconômico, médio-alta, da comunidade escolar. A escola atende das 07h15min, às 17h30min, cerca de 1054 alunos, divididos em várias etapas que vai do ensino pré-escolar, ensino fundamental I, ensino fundamental II, ensino médio e terceirão.
                   O prédio escolar é bastante espaçoso com capacidade de atendimento e bem estar aos alunos, professores, funcionários, etc. Há também no colégio um elevador que está disponível, se necessário for para atender algumas ocasiões que possam existir. O colégio foi fundado há quarenta e quatro anos, e está sempre procurando inovar e aprimorar os conhecimentos estudantis, desde educação pré escolar ao ensino mais avançado, bem como toda a equipe pedagógica, administração e direção. Os alunos que estão matriculados na pré escola estão divididos em cinco turmas, sendo uma sala no período da manhã, e quatro no período da tarde, cada sala tem em média dezoito alunos, o ensino fundamental I, tem aproximadamente, vinte e cinco a trinta alunos, o fundamenta II, aproximadamente, trinta a trinta e cinco alunos, ensino médio, trinta a trinta e oito alunos, e terceirão trinta alunos.
Na escola são quarenta e quatro professores, três pedagogas, duas orientadoras, uma psicóloga, um coordenador disciplinar, diretor e vice-diretor. As pedagogas possuem graduação, pós-graduação e mestrado.
O colégio possui dois turnos de atendimentos, matutino e vespertino, o primeiro turno inicia-se às 07h15min até às 11h30min para o ensino infantil e fundamental e até às 12h30min para ensino médio e terceirão. O segundo turno inicia-se às 13h15min, até às 17h30min, para turmas do ensino infantil, fundamental e ensino médio.



DESENVOLVIMENTO
PRÁTICA LINGUSTICA
Cada indivíduo ao nascer começa a aprender a língua em casa com os familiares, possuem valores dentro das comunidades das quais são faladas, todos os seres humanos precisam para a convivência do dia a dia, pode ser manifestada de várias maneiras, seja para se expressar com pessoas, com os animais, e há quem diga também com as plantas. Na verdade a linguagem, que usamos não se trata somente da fala ou escrita, é muito mais que se pode imaginar, é fazer parte do cotidiano da vida, em todos os lugares por onde vamos, estamos em contato diretamente ou não com ela, pois existem muitas formas de linguagem, para a interação entre a humanidade.
Segundo o Dicionário Houaiss (2001, p.1.763), Linguagemé.
“qualquer meio sistemático de comunicar ideais ou sentimentosatravés de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc.
 No Dicionário Michaelis (2010), podemos encontrar a seguinte definição de Linguagem:
“Conjunto de sinais falados (glótica), escritos (gráfica), ou gesticulados (mímica), de que se serve o homem para exprimir suas ideias e sentimentos [...] qualquer meio que sirva para exprimir sensações ou ideias.”
É certo que sempre existirão pesquisas voltadas para prática linguística, a linguagem é forma pela qual nos comunicamos, pode ser falada, escrita, sinais, imagens... faz parte da vida de forma diversificada. Pessoas são diferentes, vivem numa sociedade de desigualdades, mas todas necessitam umas das outras, e de certa forma todas conseguem se comunicar, segundo o livro Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior,(Hartman de G, H. Schirley), (Santarosa Donizete Sebastião), “falam de acordo com o nível de escolaridade que possuem, com o grupo social a que pertencem, com a faixa etária em que se inserem, com o gênero com que se identificam e com a época histórica em que vivem”.
                   Desde a infância, as crianças já sabem se comunicar para tentar resolver suas dificuldades, e usa a linguagem adequada a sua idade, quando ainda bebê, sua comunicação é por meio de choro, ou gestos e assim conseguem interagir com os adultos, percebe que com estas expressões ela chama a atenção dos que estão em sua volta, para atender suas necessidades.
A partir dos dezoito meses, as crianças vão se desenvolvendo para as palavras, depois para as frases mesmo que incompleta, até chegar à idade de ir à escola, todos ao entrar em uma sala de aula, já conhecem e sabem se comunicar, a partir dai cabe ao professor sua colaboração de ensinar e educar seus alunos para crescer e se desenvolver para um futuro de compromisso com a sociedade na qual vive, sabendo que todo ser humano possui suas características e diferenças, cada um possui sua própria identidade, pois vivem em lugares diferentes, e convivem com pessoas que trazem consigo a forma de expressão de acordo com sua naturalidade, e região, ou a condição social e cultural.
De acordo com estudos e pesquisas, a linguagem entre as pessoas, é diferente desde o inicio da humanidade, pois conforme o tempo vai passando a linguagem também vai mudando, segundo o Livro, (PRÁTICAS DE ESCRITA PARA O LETRAMENTO NO ENSINO SUPERIOR), “Nada na língua é estático, pronto e acabado”. Tudo se refaz e se transforma incessantemente. Ainda assim existe a diferença de faixa etária de idade, entre o jovem, e a pessoa idosa, que às vezes se tornade difícil compreensão, mas não perde a comunicação, porque apesar das diferenças, existem os valores e o respeito, que devem ser de ambas as partes e seguidos por toda a vida.
 A língua padrão de hoje, pode não ser a mesma daqui alguns anos, como no passado, até os dias de hoje houve muitas mudanças, é certo que ainda haverá, mesmo assim é certo que ninguém ficará isolado por consequência das mudanças. Sempre existirão pessoas capazes de aprender e interagir umas com as outras
Construa uma fundamentação teórica abordando as seguintes questões:

 Ao falar da variação da linguagem, quero destacar a geográfica e social. A primeira diz respeito aos usuários da língua territorial da qual fazem parte. Assim pode-se perceber dentro desse aspecto se há mudança de ordem estrutural, como fonética morfológica e sintática, além da escolha lexical, o que não significa que estejam associadas somente esse tipo de variação, uma vez que se trata de fatores internos da língua. Exemplo: o português do Brasil e de Portugal, os brasileiros do sudeste, sul, nordeste, os falantes do meio rural e urbano etc. Existe numa língua, continuamente a coexistência de formas diferentes.
                Em relação ao segundo tipo de variação, isto é, a social cabe-nos observar os vínculos que a língua possui com a estratificação social: Esse tipo “relaciona-se a um conjunto de fatores que tem a ver com a organização sociocultural da comunidade da fala” (Alkimim,200 3:35).
De acordo com a norma padrão em linguagem, pode-se dizer que, entre os profissionais da educação, existe o respeito das formas que são faladas por diversas pessoas, a língua padrão é utilizada corretamente pelos educadores tanto na linguagem escrita como na linguagem oral.
Apesar das desigualdades que existe entre as pessoas, devido a várias etnias, culturas, regiões, escolaridade, ambiente familiar, etc. todos tem em comum a graciosidade de poder se comunicar, seja qual for a forma utilizada, devem existir o respeito e o cuidado de saber ouvir o que o outro tem a falar.
Ensinar e aprender são valores que faz parte do cotidiano da vida, moral, intelectual, profissional e espiritual. O educador não deve ser apenas um expositor de ensinamentos relacionados a métodos, escolares, mas ser o profissional que tem grande cuidado pelos educandos sob sua responsabilidade, ser alguém que reconhece a individualidade e valoriza o potencial de cada educando. Os primeiros anos de vida e os primeiros anos escolares são profundamente significativos na vida da pessoa, isso reveste de grande importância o trabalho da docente. Ao lado dos pais, ela tem relevante papel no destino da criança.
“Segundo o livro Pedagogia Adventista, pagina 63,”O professor, mais que um profissional habilitado a lidar com conhecimentos, pedagogias, hipóteses e, é também um artista capaz de lidar com sentimentos, situações, cenários e pesquisas personalidades. Mais que mero ensinador, deve ser modelo vivo no palco educacional e apto para educar, formar e ser imitado”.
                 Os pontos em comum em linguagem e diferenças entre as modalidades são: a comunicação tanto para a escrita como para a leitura, ambas oferecem meios do qual as pessoas se entendem.  
                 Foi observado que a filosofia deste colégio tem como objetivo principal, preparar o aluno para atuar em uma sociedade cada vez mais exigente e diversificada, fornecendo um conjunto de instrumentos indispensáveis para um futuro profissional de ética cristã.










Entrevista com Professoras do Colégio Pesquisado                    

A entrevista foi realizada com cinco professoras do ensino fundamental I, todas com formação no curso de pedagogia, e pós- graduação. O assunto pesquisado foi em relação às questões da linguagem e da forma como é utilizada a Norma Padrão, na linguagem oral e na escrita.
 1-           Em resposta a primeira questão, que está relacionada à linguagem e como se manifesta na sociedade, foi dito pela professora do segundo ano do ensino fundamental que, são de várias formas, pois tudo irá depender da cultura e do conhecimento pessoal de cada pessoa.
 Para as outras professoras de outras turmas, as resposta são que: Linguagem é a forma pela qual nos comunicamos, pode ser falada, escrita, sinais, imagens, mímicas, é toda forma de comunicação e expressão.
2-              Foi respondido que falar e escrever errado depende muito de onde você está, com quem, e sobre o que se está falando, mas na sala de aula falar e escrever errado são quando as crianças não estão dentro das normas de ortografia e verbos da língua portuguesa. Para outras a resposta diz que cada pessoa tem um jeito próprio, ou seja, uma característica cultural, por isso dizer que alguém fala errado é muito difícil, podemos dizer que algumas pessoas falam diferente do padrão estabelecido pela sociedade atual. Para outra professora falar errado é não se encaixar dentro da linguagem culta ou da linguagem típica do local em que vive já escrever errado é não seguir as normas da língua de acordo com sua idade.
3-              Para explicar a questão como proceder quando um aluno não se utiliza da linguagem padrão para se expressar oralmente e por escrito. Foi respondido por duas professoras que, oralmente repetem a frase de maneira correta, para que ele perceba. Outras responderam que a melhor forma de corrigir é o professor em algum momento logo em seguida, fazer uso daquela palavra só que de forma correta, para que o aluno sinta a diferença da sua pronuncia e da pronuncia do professor. E por escrito, mostrando para o aluno a forma correta e pedindo para que compare e o que pode melhorar na atividade que fez. Outra resposta foi que, repete a frase corretamente e diz para a criança que ela falou errado, pois elas aprendem também por exemplos e aos poucos elas vão incorporando a fala padrão ao seu dia a dia.
4-                Quanto o que se compreende como “Norma Padrão” em linguagem, foi respondida por uma professora que a norma culta correta, mas pouco utilizada. Outra respondeu que entende que é o estilo de linguagem usado pela nação. Outra resposta é que, norma padrão é aquela definida pelas normas da língua portuguesa
que são as aceitáveis dentro de um texto escrito. São as Normas estabelecidas pela sociedade.
5.                 Para saber quais os métodos mais eficientes para que o aluno se aproprie da “Norma Padrão” na escrita, foi dito que por meio da leitura e escrita, para outras professoras, é fazendo uso da norma na linguagem e na escrita. Para outra a resposta é a leitura, escrita, estimular o senso crítico de observar e perceber a grafia, a escrita dos lugares, conferir se está certo.
6-           Quanto aos objetivos a ser solicitados para que os alunos produzam textos, uma das professoras do segundo ano do ensino fundamental I, disse que para aprender a organizar as palavras, frases, parágrafos e por fim um texto e durante este processo fazer com que entenda que tudo o que se sente ou acontece pode ser expresso através da linguagem escrita. Para outra, começando por textos coletivos e partindo para os individuais, mas sempre utilizando algo ou assunto que eles se interessem. Também foi dito que desenvolver criatividades de ideias e pensamentos. Criação detento. Para outras professoras, a produção de textos sempre é feita com situações vivenciadas.
7-        Para a questão como saber que caminho o ensino de Língua Portuguesa deve seguir para tornar o aluno produtores de textos, uma das respostas foi que, devemos sempre iniciar desde cedo à leitura a interpretação e as produções textuais. Para outra professora, muita leitura e muita escrita de materiais que agradem a cada idade. Outra disse que é através de muita leitura. Também foi falado em não aprender apenas gramática, mas aprender a importância de tal ato para resolver seus problemas, para buscar informações, enfim ter fundo com propósitos sociais.
8-              Ao comentar as concepções sobre o ensino da gramática, grafia e leitura, ficou claro que na gramática precisa ainda muito que mudar, pois o ensino da gramática deve fazer com que ambos, alunos e professores enriqueçam, compartilhando suas experiências vividas da língua. Outro comentário diz que gramática deve estar sempre atualizada, e a grafia, usar as normas padrão para a correção, e sobre a leitura, os educandos precisam conhecer as diferentes formas de textos e como são produzidos. E que é necessário e faz parte das normas, é importante que dentro do ciclo de cada um, seja exigido sim, para que os alunos entendam que existe vida além do computador e da internet. Esses textos trazem novos conhecimentos e novos interesses. O ensino da norma culta, a observação da escrita das palavras de forma correta é importante para o crescimento intelectual. A correção da grafia tem sido um desafio para os professores que tem que se adaptar ao novo jeito de escrever, mas para as crianças será aceita sem maiores problemas.
Exigência da leitura: nesse caso é sempre bom procurar levar o texto para um assunto interessante, assim será bem aceito pelos alunos.
9-             Avaliar a qualidade dos textos é bem delicado é preciso conhecer o aluno, e saber se ele fez o máximo ou ainda pode fazer mais, avaliar um texto não é apenas ver a escrita, mas também conhecer o aluno (isso dentro da realidade do 2º ano do ensino fundamental I). Também é importante considerar a criatividade de cada um, pois ainda possuem dificuldades para expressarem o que pensam para o papel. Deve ser considerado o desenvolvimento das ideias, criatividade, coerência.
10-              Ao falar como se trabalha com gêneros textuais, para a produção de textos, foi comentado pelas professoras que é importante trabalhar vários gêneros textuais, pois cada um pode se familiarizar mais com um do que com outro, e assim por diante. As crianças gostam de rimas, poesias e contos, outro comentário diz que, após trabalhar os diversos tipos de gêneros e demonstrados de diferentes formas, também é trabalhado oralmente, com cartazes e produções nos cadernos. Usam o computador para as pesquisas de tipos de textos. Outra professora fez o seguinte comentário que, com a turma do 2º ano, é trabalhado com textos práticos e infantis, são apresentados alguns gêneros como ficção e outros, mas sem que saibam que estamos viajando de um gênero para outro.

Atividades Aplicadas: Prática – 1 Metodologia da Alfabetização

[1] Algumas crianças entre três e sete anos de idade, escreveram essas palavras, nas quais foram analisadas de acordo com a teoria de Emília ferreiro.
Foi solicitada a uma criança de quatro anos de idade, que escrevesse a palavra, menino, ela escreveu assim: Lbl, com base na teoria de Emilia Ferreiro, está caracterizada ao nível silábico, a criança conta os “pedaços sonoros”, usa uma letra para representar cada sílaba, as letras podem ou não ter valor sonoro convencional. Outra criança de quatro anos de idade escreveu a palavra anel da seguinte forma: Lau, também caracterizada ao nível silábico.                                 
 A palavra hipopótamo foi escrita por uma aluna de sete anos, ela escreveu assim, ibobotamo, classificada ao nível alfabético, comete pequenos erros, nesse caso também na fonética. Um aluno de cinco anos de idade escreveu formiga dessa forma: Aoa, nível silábico, as letras não tem valor sonoro, cada letra para representar uma sílaba.  
A palavra formiga foi escrita desta forma, formieia, por uma criança de seis anos de idade, está classificada ao nível alfabético, pequenos erros.
           


Atividades Aplicadas: Prática 2 - Metodologia da Alfabetização página 52 Pesquise sobre Vygotsky

Prática [2]
Lev Semenovich Vygotsky se formou na universidade de Moscou no histórico ano de 1917, um marco da revolução russa que derrubou o império dos azares que deu lugar a nova Russia Socialista. Professor e judeu russo, que fundou a chamada psicologia histórico e cultural, também conhecida como psicologia interativista sócio- cultural ou psicologia sócio interacionista, ou ainda teoria histórico social. Foi o primeiro psicólogo moderno a enfatizar que a cultura se integra ao homem pela atividade cerebral estimulada pela interação entre parceiros sociais mediatas pela linguagem, a linguagem ferramenta que torna o animal homem verdadeiramente humano, contemporâneo do professor e psicanalista (1806-1933), Gean Piaget.
Vygotsky nasceu na cidadezinha de Orsha em pleno império russo, na região da hieliorussia no final do século dezenove, morreu de tuberculose aos trinta e sete anos de idade, porém com uma importante obra de mais de duas de centenas de trabalhos científicos, os mais conhecidos no livro Pensamento e Linguagem.
Recebeu sua formação inicial diretamente de tutores na residência de sua infância conforme a tradição das famílias abastadas e mais tarde foi estudar na universidade onde integrou o grupo de jovens intelectuais que buscavam um elo entre socialismo e uma nova psicologia integrada de corpo e mente. Embora graduado em direito, também transitou nas áreas de medicina, história, psicologia interativa, filosofia, por trás da formação interdisciplinar decisiva para a base das suas ideias que mesclava a biologia do corpo com a filosofia, literatura, e psicologia da mente.
Sobre as funções psicológicas superiores e como a linguagem e pensamento estão fortemente conectados. Para Vygotsky é importante avaliar a criança pelo que ela está aprendendo e não pelo que já aprendeu, sua teoria procura avaliar os processos mentais evoluídos na compreensão do mundo, o modelo de aprendizado descrito por suas ideias representavam um grande salto para a pedagogia, especialmente quando descreve a zona de desenvolvimento proximal.
Defende que a interação é o ponto principal para o crescimento da criança, no ambiente na qual ela vive, que a linguagem é social e não se torna social, em sua teoria, pensamento e linguagem não são dicotômicos, mas caminham juntos na interiorização do mundo exterior. O papel do outro (adulto ou criança) é fundamental para a construção da consciência. É papel exercido pela linguagem.
 Trabalha também com outro domínio da atividade infantil que tem claras funções com desenvolvimento o brinquedo, como numa situação imaginária como a da brincadeira de “faz de conta”, (“o carro que ela está dirigindo na brincadeira”), é caracterizada pelo motorista, passageiros a forma de dirigir, não pelos elementos reais concretamente presentes no ambiente em que está brincando. Ao brincar com um tijolo de madeira, como se fosse um carrinho, ela se relaciona com o significado, (a ideia de “carro”), e não com o objeto concreto que tem em mãos. A partir dai a criança cria ideias e fortalece a zona proximal de desenvolvimento.
“A zona de desenvolvimento proximal define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação, funções que amadurecerão, mas que estão presente em estado embrionário. Essas funções poderiam ser chamadas de “brotos” ou “flores” do desenvolvimento, ao invés de frutos do desenvolvimento”. VYGOTSKY,p.97, (2). Desenvolvimento e Linguagem.


Atividades Aplicadas a Prática 1- Metodologia da Alfabetização página 113 Questões para reflexão

LETRAMENTO
Prática [1]
[1]               É tudo que envolve o indivíduo em práticas do cotidiano, como por exemplo, estão em conexão com o mundo, nas informações por jornais, revistas, novelas, práticas simples do dia a dia, como uma receita de bolo ou até mesmo na leitura de um gibi.
Porém existem as dificuldades e facilidades a serem relatadas no aprendizado da alfabetização e letramento.
Uma das facilidades aqui encontradas é no desenvolvimento da criança ao ser alfabetizada e letrada, além da leitura e escrita, também é fazer uso para o desenvolvimento de textos e estar integrada á pratica social e utilizar o material concreto como o uso de gravuras e imagens.
A dificuldade a ser encontradas está na falta do ensinamento de interpretação de textos, não basta apenas saber ler e escrever, é necessário entender o que se lê e se escreve. A partir daí gera outra dificuldade a de realizar atividades de acordo com o uso da linguagem padrão.





Prática [2] Reflita: você conhece alguém que seja analfabeto funcional?

Existem várias pessoas na condição de analfabeto funcional, creio que muitas pessoas conhecem alguém, até mesmo dentro da própria família. Cabe a cada um a partir do momento que conheceu alguém nesta situação, encaminha-la ao conhecimento que existem instituições e escola especialmente para aqueles que por alguma razão não tiveram oportunidades de se alfabetizarem corretamente.

Atividades aplicadas: prática 1 – Metodologia da Alfabetização
[1] Pesquise pessoas que: foram alfabetizadas com cartilha.
Ao encontrar pessoas que foram alfabetizadas com cartilha, foi relatado que algumas não tiveram dificuldades no processo de leitura e escrita, porém ao falar em desenvolvimento de textos, foi um pouco difícil porque o aprendizado estava voltado para práticas de copiar, ou escrever em forma de ditados.
Pessoas alfabetizadas antes de entrar na escola:
Pela pesquisa realizada, algumas responderam que era muito difícil ir para a escola, principalmente as mulheres, muitas crianças aprendiam a ler e escrever o nome, e isto era o bastante, mas com o passar dos anos, algumas destas pessoas procuravam se alfabetizar indo para a escola, isto é considerado ser alfabetizado antes de entrar na sala de aula.
Para encontrar pessoas que se alfabetizaram na educação infantil, em se tratando dum passado longe, foi mais difícil, mas nos dias de hoje, as crianças quando vão para a escola, a maioria já sabem escrever seu nome e identificar as letras, mesmos estando espalhadas com outras.
Devido às necessidades muitos pais deixam seus filhos em creches ou escolinhas, por esta razão, não é difícil encontrar crianças que são alfabetizadas antes dos cinco anos de idade.
Pessoas que não se alfabetizaram no primeiro ano de escolaridade; estas são as que têm certas deficiências, da qual devem ser encaminhadas para um profissional para identificar o porque da dificuldade deste aluno, na pesquisa realizada, algumas pessoas não conseguiram se alfabetizar no primeiro ano de escolaridade por motivo de seus pais se mudarem muito, não ter uma morada fixa para viver. Para outras a dificuldade maior estava na falta de conscientização dos pais, ao invés de levar seus filhos para a escola, eles preferiam leva-los para ajudar no trabalho para o sustento da casa.
Em uma entrevista com uma pessoa com idade de setenta anos, ela relatou que seu maior sonho era ir para a escola, mas seu pai não deixou, sua vontade de aprender a ler e escrever era tanta, que quando se casou pediu ao seu marido que a ensinasse, já que era alfabetizada e foi para a escola. Foi assim que conseguiu aprender ler, quanto a escrever foi mais difícil, mesmo com dificuldade ela observava a forma como seu marido escrevia, então ia juntando as letrinhas e formava as palavras, conseguiu escrever seu nome.
Encontrei alguém que ao relembrar seus primeiros anos de escolaridade, trazia consigo más recordações, devido à forma de ensinamento, com violência e castigo por parte dos professores da época.
As boas recordações foram relatadas por alguém que se lembrava de sua primeira professora ,quando estava em desespero por nunca ter ido à escola, ela a confortou com palavras de carinho e segurança, e teve muita paciência quando o medo e a insegurança lhe atormentava.




Prática dois
Estar alfabetizado é:
[2]A importância do processo de Alfabetização para a criança está principalmente nos primeiros anos, a maneira como a professora age com ela e com seus colegas de sala, a segurança que ela passa e a forma de interagir e fazer que a criança aprenda a desenvolver ideias, e habilidades, nos primeiros anos de vida escolar que a criança aprende as primeiras letras, e desenvolve seus conhecimentos já adquiridos no ambiente no qual vive. Trás consigo suas características e diferenças, seu caráter é aperfeiçoado e valorizado para um futuro de capacitação e profissionalismo.
Portanto nos dias de hoje para uma pessoa estar alfabetizada, é necessário que ela saiba ler, escrever e interpretar deve entender o que está lendo e ter condições de dar sua opinião sobre o assunto em questão. Algum tempo atrás quem sabia ler e escrever era considerado alfabetizado, porem nos dias atuais, não basta apenas, é preciso à compreensão do que se lê.
O educador deve ensinar estimular e orientar o aluno a procurar respostas para suas indagações por meio de instrumentos como pesquisas, que propicia a construção do conhecimento e a criatividade, assim o educador não coloca a mente do educando sob seu controle, mas contribui para o desenvolvimento de sua autonomia intelectual.
Segundo Magda Soares, “o processo de alfabetização e letramento requer muito mais do que a escolha de um método”.
O professor não deve apenas ser um expositor de ensinamentos relacionados a métodos escolares, mas ser um profissional que tem grande cuidado pelos seus alunos sob sua responsabilidade, alguém que reconhece a individualidade e valoriza o potencial de cada um.

METODOLOGIA DE LÍNGUA PORTUGUESA: PÁGINA 64
ATIVIDADE APLICADA: PRÁTICA

Este texto foi produzido por uma criança de oito anos de idade, do terceiro ano do ensino fundamental.
Férias
Eu fui na praia, lá o mar estava marrom, nossa, lá tinha um pau que parecia uma foca, mas vamos ao moral da história foi super. legal! O lugar que eu queria ir era o Beto Carreiro World, eu gosto do Beto Carreiro principalmente do shou de carros, eu já fui lá, mas no mês das crianças que foi em outubro, eu fiquei sabendo que comprava um dia e ganhava o segundo dia grátis, por isso eu queria ir novamente. Fim
Ao analisar a forma da criança falar, foi possível perceber que não houve nenhum processo fonológico interferindo na escrita, apenas alguns erros de ortografia e acentuação, pois está em processo de aprendizagem.

Atividades de Aprendizagem: Metodologia de Língua Portuguesa página 91 e 92 questões para reflexão 1 e 2
1.              O personagem Chico Bento foi criado para entretenimento das crianças e adultos, o Conselho Nacional de Cultura queria proibir a publicação de revistas alegando que servia de mau exemplo para as crianças.
Ao refletir sobre a forma que o personagem usa com as palavras, em minha concepção, pode haver influencia na mente das crianças com as palavras, dando ênfase a pronúncia errada, porém se esta vive em um ambiente no qual as pessoas falam de forma culta, certamente vai perceber a diferença, em algum momento vai perguntar, com certeza não terá dificuldade de saber que se trata apenas de um personagem.
2.                 Colete algumas revistas direcionadas a diferentes profissões e anote alguns jargões que encontrar.
“Nossa capital de conhecimentos permite alavancar um ecossistema de parceiros para ampliar o valor agregado nas ações estratégicas com foco no cliente” Marta Rodrigues (ações).
Em relação à dona Fabiana, o prognóstico é favorável no caso de pronta suspensão do remédio. Educação.uol.com.br/giriaejargoes

Atividade Aplicada: Prática, página 92
Faça uma pesquisa e analise variações linguísticas nos diversos níveis: fonético, lexical, sintático. Faça um relatório com exemplos
A variação fonética é caracterizada aos diversos sotaques, que podem acontecer no nível seguimento.
Exemplo: a palavra coração pela maioria das pessoas a vogal o, é com pronúncia fechada, para alguns estados do nordeste sua pronuncia é aberta.
No entanto a variação fonética acontece com mais intensidade ao nível suprassegmental, que está diretamente ligado ao ritmo da fala, como exemplo, a fala do gaúcho, que faz uso do pronome tu, na fala do baiano tem a diferença gramatical, a falta do artigo definido antes dos nomes próprios, o mineiro pela juntura das palavras, o carioca e o paulista é caracterizado pelo uso de expressões.
comoorraou pô. E na fala do cearense há variação sintática de ornamento como, sei não.
Segundo os psicolinguistas, temos em nosso cérebro uma espécie de dicionário chamado léxico mental, onde arquivamos todas as informações sobre a língua, ou língua que falamos. Alguns teóricos acreditam que estão armazenados em nosso cérebro certos tipos de informação: semântica, sintática e fonológica.
Um modelo de processamento da fala bastante interessante formulado por Levelt (1998, p. 9), propõe que a construção das sentenças começa por uma primeira etapa chamada conceitualização, que se inicia com o planejamento do conteúdo da mensagem, seguida por uma busca ao léxico semântico.
Modelo de Levelt para o processamento da fala, conceitualizador léxicos, formulador, sintático (dicionário de regras de formação de sentença), léxicos fonológicos (dicionário de regras de pronuncia).













Considerações Finais
A elaboração deste trabalho de Portfólio é de suma importância para desenvolver habilidades aos estudantes de pedagogia, que estão frente a frente com a realidade, participando e observando os métodos educacionais.
Foi observado que a Metodologia de Ensino proporciona um ensino de qualidade, ofertando aos seus alunos conforto e pleno desenvolvimento para uma formação acadêmica.
O trabalho e pesquisa realizada na escola, trás ao estudante universitário novas experiências de aprendizado e contribui para a troca de assuntos entre seus colegas de escola, é uma atividade na qual pode se atuar diretamente com situações dentro de uma sala de aula, deparando-se não somente com a teoria, mas com a realidade da prática, pois entra em contato com técnicas que não estão dentro da faculdade.
Ao participar do ambiente escolar e das atividades, é possível dizer que é fundamental entrar em contato diretamente para a colaboração de sua futura profissão, é que se pode saber a realidade do ensino, para aprender cada vez mais as atitudes corretas a tomar em determinadas ocasiões e que passos seguir para ter uma prática pedagógica democrática e inovadora que atenda as necessidades dos alunos para um futuro de profissionais capazes de atender uma sociedade cada vez mais exigente e diversificada. Formar cidadãos com senso crítico a respeito de sua realidade e prontos a enfrentar os desafios da vida.
O estudante de pedagogia adquire conhecimentos para sua formação profissional e passa a ter uma ampla visão do mundo para a realização de seus ideais Foi indispensável à contribuição de alguns profissionais, professoras e pedagogas, bem como a observação de algumas atividades e a participação de crianças para a elaboração de texto e para a realização de práticas com a escrita de palavra.


Referências                         

HARTTMAN, Schirlley H. G. Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior. (2011) Editora IBPX.
SANTAROSA, D. (2011) Editora IBPX.
Dicionário Houaiss (2001, p. 1.763)
Dicionário Michelis (2010)
Pedagogia Adventista, página 63 – Casa Publicadora Brasileira Tatuí-SP Editora Afiliada ABDR.
FERREIRO, Emilia (1985, p. 29)
VALLE, Luciana de L. D. Metodologia da Alfabetização (2011) 2ª Edição- Editora IBPEX.
GOMES, Maria Lucia de C. Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (2011), 2ª Edição revista e ampliada – Editora IBPX.
JEAN, Piaget. (1806 – 1933).
Acesso em 12-03-2011: site www. educação.uol.com.br/giriaejargao
VYGOSTKY, Desenvolvimento e Linguagem, p.97, (2). Editora Scipione ISBN.