sábado, 5 de janeiro de 2013

A Marca da Besta



Um número tatuado, um chip de computador sob a pele, ou algo mais sutil? É uma das profecias mais mal interpretadas em toda a Bíblia - mas é tão importante para compreender corretamente o assunto. Mas no estudo da marca da besta, devemos tratar de algumas questões muito sensíveis, citando nomes e sendo específicos. Isso não é uma coisa popular hoje, mas temos de ser firmes, porque Deus ama o seu povo e Ele quer que eles saibam a verdade. Esta mensagem não é nossa, mas de Jesus. E com a morte eterna frente aqueles que recebem a marca, seria um crime não ajudá-Lo a entregar esta mensagem. Esta lição deve provavelmente ser precedida por um aviso: "O diabo não quer que você leia e concluir esta guia de estudo." Por favor, leiaApocalipse 13:1-8 , 14:9-12 , e 16-18 , e orar para que o Espírito Santo lhe conceder um coração honesto e compreensão antes de embarcar nesta aventura estudo. um lembrete urgente Aprendemos com Guia de Estudo 2 que um terrível conflito está em curso entre Deus eo diabo. Ele tem se intensificado ao longo dos séculos desde Lúcifer, o anjo mais poderoso do céu, se rebelou contra Deus. Com os anjos que se juntaram a ele, ele tentou superar Deus e assumir o controle do universo. Deus e os anjos leais não tinha escolha, mas para ejetar Lúcifer e seus anjos do céu. Lúcifer, que se tornou conhecido como o diabo e Satanás, estava furioso. Sua determinação de destruir a Deus e controlar o universo tem crescido a cada ano que passa.Surpreendentemente, ele ganhou o apoio da grande maioria das pessoas da terra em sua rebelião. O Senhor também pede lealdade das pessoas e apoio, mas Ele deixa todos livres para escolher. Logo, cada pessoa na terra vai ter alinhado com um Satanás ou Deus. A batalha final entre Satanás e Deus está à frente, e é descrito no livro do Apocalipse. Este livro aponta que Deus tem um emblema ou marca, que irá identificar o seu povo. Satanás também tem um símbolo, ou marca, que irá identificar aqueles que o apóiam. Como de costume, Satanás trabalhará por meio de um poder terrestre (simbolizado em Apocalipse por um animal) para impor sua marca. Este Guia de Estudo vai revelar a marca da besta, que cada pessoa perdida do fim do tempo irá receber. Se você não sabe o que sua "marca" é, como você vai evitar recebê-la?

1. A fim de saber o que a "marca" é, é preciso primeiro identificar a besta. Como a Bíblia descreve a besta?Resposta: 
Apocalipse 13:1-8 , 16-18 , oferece 11 características de identificação. Eles estão listados abaixo: A. Rises do mar (versículo 1).B. composta de quatro animais de Daniel, capítulo 7 (vers. 2). C. Dragão lhe dá poder e autoridade (vers. 2). D. Recebe uma ferida mortal (versículo 3). E. ferida mortal curada (versículo 3). F. poder político forte (versículos 3, 7). G. forte poder religioso (versículos 3, 8).H. culpado de blasfêmia (versículos 1, 5, . 6) I. As guerras com e supera os santos (v. 7). J. Regras para 42 meses (v. 5). K. Tem misterioso número - 666 (versículo 18).













A besta do Apocalipse capítulo 13 simboliza o Anticristo.
Que alguns desses pontos têm uma ligação familiar?Certamente! Encontramos muitos deles antes, quando estudamos sobre o Anticristo em Daniel, capítulo 7. A "besta" de Apocalipse 13 é simplesmente um outro nome para o "Anticristo", que aprendemos de Daniel 7 é o papado. Profecias de Daniel e Apocalipse, muitas vezes cobrir o mesmo terreno que as profecias anteriores, mas cada um possui de tempo são adicionados novos que ajudam a tornar as profecias certo. Então, esperamos que aprender algumas coisas novas sobre o Anticristo a partir deste Guia de Estudo. Agora, vamos considerar, um por um, os 11 pontos que descrevem a besta. A. Seria subir do mar (Apocalipse 13:1 ). O mar (ou água) em profecia se refere a pessoas, ou uma área povoada ( Apocalipse 17:15 ). Portanto, a besta, ou o Anticristo, que surgem de entre as nações estabelecidas do mundo então conhecido. O papado, como todos sabemos, surgiu na Europa ocidental, por isso se encaixa neste ponto.




Uma palavra de explicação
Em harmonia com a ordem de Deus para honrar todas as pessoas ( 1 Pedro 2:17 ), nós aqui uma pausa para reconhecer o papado por suas muitas boas ações e atividades. Seus hospitais, orfanatos, cuidados para os pobres, lares de mães solteiras e cuidados para os idosos são apreciados universalmente. Ela pode, honestamente, ser elogiado por muitas coisas. Mas, como todas as outras organizações, ela também cometeu erros. Deus aponta alguns de seus erros na revelação. O Senhor, que abençoa e conforto, às vezes deve punir e corrigir. Por favor, pergunte o Seu Espírito para falar com você ao estudar este tema crucial.

B. Seria um composto de quatro animais de Daniel, capítulo 7 ( Apocalipse 13:2 ).

Estude a comparação abaixo para ver como tudo se encaixa:

Daniel, capítulo 7Apocalipse capítulo 13
BabilôniaBesta Lionlike (v. 4)"Boca de um leão" (v. 2)
Média-PérsiaBesta Bearlike (v. 5)"Pés de um urso" (v. 2)
GréciaBesta semelhante ao leopardo (v. 6)"Semelhante ao leopardo" (v. 2)
RomaBesta de dez chifres (v. 7)"Ter ... dez chifres" (v. 1)


O papado é o Anticristo.
As quatro bestas de Daniel 7 são descritas como parte do Anticristo, ou a besta, porque o papado incorporou crenças e práticas pagãs de todos os quatro impérios. Ela vestiu com trajes espiritual e espalhá-los para o mundo como os ensinamentos cristãos. Aqui está uma das muitas declarações de apoio da história: "Em um certo respeito, ela [o papado] copiou sua organização do que a do Império Romano, preservou e fez fecunda as intuições filosóficas de Sócrates, Platão e Aristóteles, emprestadas de tanto bárbaros e do Império Romano Bizantino, mas permanece sempre a si mesma, completamente digerindo todos os elementos desenhados a partir de fontes externas ". 1 Este ponto definitivamente se encaixa ao papado. C. O animal deve receber seu poder, sede (capital), ea autoridade do dragão ( Apocalipse 13:2 ).




O rei Herodes tentou "devorar", ou matar, Jesus ao nascer.
Para identificar o dragão, vamos ao Apocalipse, capítulo 12, onde a igreja de Deus do fim dos tempos é retratada como uma mulher pura. Em profecia, uma mulher pura representa o verdadeiro povo de Deus ou da igreja (Jeremias 06:02 ; Isaías 51:16 ). (No Guia de Estudo 23, vamos apresentar um estudo detalhado da igreja de Deus no tempo do fim-de Apocalipse capítulo 12. Guia de Estudo 22 explica Apocalipse capítulos 17 e 18, onde as igrejas caídas são simbolizadas por uma mãe caída e suas filhas caídas.) A pura mulher é retratada como grávida e prestes a entregar. Os dragões se agacha nas proximidades, com a esperança de "devorar" o bebê no momento do nascimento.No entanto, quando o bebê nasce Ele escapa do dragão, cumpre a sua missão, e depois sobe para o céu. Obviamente, o bebê é Jesus, a quem Herodes tentou destruir, matando todos os bebês em Belém ( Mateus 2:16 ). Assim, o dragão representa a Roma pagã, de que Herodes era um rei. O poder por trás trama de Herodes foi, naturalmente, o diabo ( Apocalipse 12:7-9 ). Satanás atua através de vários governos para realizar a sua obra feia - neste caso, a Roma pagã.


General Berthier infligiu uma ferida mortal sobre o papado, tendo o Papa Pio VI em cativeiro.
Citaremos apenas duas referências de apoio da história, apesar de existirem muitos: (1) "A Igreja Romana ... empurrou-se no lugar do Romano Império Mundo, da qual ela é a continuação real .... O Papa ... é o sucessor de César. " dois (2) "A poderosa Igreja Católica era pouco mais do que o Império Romano batizado. Roma foi transformada, bem como convertida. própria capital do antigo Império se tornou a capital do Império Cristão. A cargo de Pontifex Maximus foi continuado no de Papa ". 3 Portanto, este ponto também se encaixa ao papado. Ela recebeu seu capital e poder de Roma pagã. D. Ele receberia uma ferida mortal (Apocalipse 13:3 ). A ferida mortal foi infligida, quando o general de Napoleão, Alexandre Berthier, entrou em Roma e levou o Papa Pio VI em cativeiro em fevereiro de 1798. Napoleão decretou que a morte do papa, o papado seria interrompido. O papa morreu na França em agosto de 1799."Metade da Europa pensou ... que sem o Papa o Papado estava morto." 4 Então, neste ponto também se encaixa ao papado.







Mais de 100 países têm representantes do estado no Vaticano.


E. A ferida mortal seria curada, e todo o mundo daria homenagem à besta ( Apocalipse 13:3 ).
Desde a sua cura, a força do papado tem crescido e aumentado até hoje ela é uma das mais poderosas religio- organizações políticas ea influência de centros do mundo. Malachi Martin, membro do Vaticano consumado e especialista em inteligência, revela o seguinte em seu livro best-seller The Keys of This Blood 5 (números de página entre parênteses):

SOBRE O PAPA:
Ele é tão determinado a ser governante do mundo como foi Constantino no seu dia (49). Ele é protegido por quatro governos (120). Ele é a pessoa mais conhecida do século 20 (123). Ele é amigo pessoal com os líderes de 91 países (490). As pessoas do mundo parecem-lo pronto para o governo em todo o mundo moral forte com o controle (160). Dezesseis mil jornalistas cobriu sua visita aos Estados Unidos (490). sobre o papado: O embaixador americano diz que o Vaticano é inigualável como um "posto de escuta" (120). O Vaticano sabe no sábado o que vai acontecer na segunda-feira em todo o mundo (439). Estrutura papal está preparado para a regra de todo o mundo agora (143).Obviamente, a ferida está curada e os olhos das nações estão sobre o Vaticano, assim que este ponto também se encaixa ao papado.







Milhões de cristãos perderam suas vidas durante os períodos de perseguição papal.
F. Ele se tornaria um forte poder político ( Apocalipse 12:3 , 7 ).
Consulte E item acima. G. Ele se tornaria uma organização muito poderosa religioso ( Apocalipse 13:3 , 8 ). Consulte E item acima. H. Seria culpado de blasfêmia ( Apocalipse 13:5 , 6 ). O papado é culpado de blasfêmia, porque seus sacerdotes alegam perdoar os pecados e sua papas afirmam ser Cristo.I. Seria guerra com e perseguir os santos (Apocalipse 13:7 ). O papado perseguiu e destruir milhões de santos durante a Idade das Trevas. J. Ele iria reinar por 42 meses ( Apocalipse 13:5 ). O papado reinou por 42 meses proféticos, que equivale a 1.260 anos - a partir de AD 538-1798. Pontos H a J também claramente caber o papado. Nós tocamos sobre eles apenas brevemente aqui, porque eles foram cobertos completamente no Guia de Estudo 15, questão 8, itens E, G e H.
















* V e U cada cinco iguais em números romanos.
K. Teria o misterioso número 666 ( Apocalipse 13:18 ).
Este verso diz: "É o número de um homem", e Apocalipse 15:2diz que é "o número do seu nome." O que o homem que você acha de quando você acha do papado? Naturalmente, todos nós pensamos do papa. Qual é o seu nome oficial? Aqui está uma citação Católica: "O título do papa de Roma é" Vicarius Filii Dei "(Inglês:" Vigário do Filho de Deus "). 6 Malachi Martin, emThe Keys of This Blood , usa o mesmo título para o Papa em páginas 114, 122. Uma nota de rodapé para Apocalipse 13:18em algumas Douay [católica] versões da Bíblia diz: "As letras numeral de seu nome deve-se fazer este número." Observe o gráfico ao lado, que mostra o que acontece quando nós totalizar o valor numeral romano das letras do nome. Novamente, o papado se encaixa o ponto de identificação. besta com a "marca" é o papado. Nenhuma outra potência na história poderia encaixar esses pontos divinos descritivos. Agora que temos positivamente identificado o animal, podemos descobrir a sua marca, ou símbolo de autoridade. Mas, primeiro, vamos olhar o sinal de Deus de autoridade. 1 Andre Rétif, O Espírito Católico , trad. pela Dom Aldhelm Dean, vol. 88 de A Twentieth Enciclopédia século do catolicismo (Nova York, Livros Hawthorne, 1959), p 85.. 2 Adolf Harnack, que é o cristianismo?trans por Thomas Bailey Saunders (New York:.. Putnam, 2 ª ed, rev, 1901)., p. 270. 3 Alexander Flick Clarence, A Ascensão da Igreja medieval (reimpressão: New York, Burt Franklin, 1959)., pp 148, 149 4 Joseph Rickaby, "O Papado Moderno", palestras sobre a História da Religião , Aula 24 (Londres: Sociedade Católica Verdade, 1910), p 1.. 5 (New York, Simon & Schuster, 1990) 6 "Respostas a leitores" Perguntas ", Our Sunday Visitor , 15 de novembro de 1914.








2. Qual é a marca de Deus, ou símbolo, de autoridade? 
"Eu dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica."Ezequiel 20:12 . "É um sinal entre mim e os filhos de Israel para sempre, em seis dias o Senhor fez os céus ea terra." Êxodo 31:17 .
Resposta:  Deus está dizendo nos textos acima que Ele nos deu o Seu sábado como um sinal da glória de seu poder para criar e Seu poder para santificar (converter e salvar) nós. Na Bíblia, o selo palavras, sinal, marca, e símbolo são usados ​​alternadamente. 7 sinal de Deus, o sábado, representa Seu santo poder para governar como Criador e Salvador. Apocalipse 7:1-3 diz que será escrito nas frontes (mentes - Hebreus 10:16 ) do Seu povo. Vai significar que eles são de propriedade por ele e ter o Seu caráter. Hebreus 4:4-10 confirma isso dizendo que, quando entrar em Seu descanso (receber a salvação), que deve manter seu sétimo dia de sábado santo como um símbolo, ou marca , de salvação. Guarda do sábado verdadeiro significa que uma pessoa entregou sua vida a Jesus Cristo e está disposto a seguir onde quer que Jesus leva. Desde que o símbolo, ou marca, da autoridade e poder de Deus é o Seu dia de sábado santo, parece provável que o símbolo, ou marca, do challenger de Deus - a besta - Podem envolver um dia santo. Vamos ver se ele faz. 7(Compare Gênesis 17:11 com Romanos 4:11 e Apocalipse 7:3 com Ezequiel 9:4 ).



3. O que o papado dizer é seu símbolo, ou marca, da autoridade?Resposta:  Observe a seguinte seção de um catecismo católico: " Pergunta: ? Tem alguma outra maneira de provar que a Igreja tem poder de instituir festas de preceito " "Resposta: Se ela tivesse esse poder, ela não poderia ter feito aquilo em que todos os religiosos modernos concordam com ela - ela não poderia ter substituído a observância do domingo, o primeiro dia da semana, para a observância do sábado, o sétimo dia, uma mudança para a qual não existe autoridade nas Escrituras ". 8 Assim, o papado é aqui dizendo que ele mudou o sábado para domingo e que praticamente todas as igrejas aceitaram o novo dia santo. Assim, o papado afirma que o domingo como um dia santo é a marca, ou símbolo, de seu poder e autoridade. 8 Stephen Keenan, Um Catecismo Doutrinal , (3 American ed, rev [FRS No. 7.]:.. Nova York , Edward Dunigan & Irmão., 1876), p. 174.







4. Será que Deus prever tal mudança nas Escrituras?Resposta:  Sim! Ao descrever o Anticristo emDaniel 7:25 , Deus disse que iria "mudar os tempos e as leis". A. Como é que o papado tentou mudar as leis de Deus? de três maneiras diferentes: Em seus catecismos que ela tem (1) omitido o segundo mandamento contra a veneração de imagens, e (2) encurtou o mandamento (sábado), quarto de 94 palavras para apenas oito. O mandamento do sábado ( Êxodo 20:8-11 ) especifica claramente sábado como o sétimo dia da semana. Como mudou pelo papado, o mandamento diz: "Lembra-te de santificar o dia de sábado." Escrito assim, pode se referir a qualquer dia. E, finalmente, ela (3) dividiu o décimo mandamento em dois mandamentos. B. Como é que o papado tentou mudar os tempos de Deus? De duas maneiras: (1) Ela mudou o tempo do sábado do sétimo dia para o primeiro dia. (2) Ela também mudou "timing" de Deus para as horas de início e de encerramento do sábado. Em vez de contar o dia de sábado de sol a sol noite de sexta noite de sábado como mandatos de Deus ( Levítico 23:32 ), ela adotou o costume pagão romano de contar o dia a partir da meia noite de sábado para meia-noite de domingo. Deus previu essas "mudanças" seria tentado pela besta, ou o Anticristo. Observe a seguinte seção de um catecismo católico: "Pergunta: Qual é o dia de sábado? Resposta: O sábado é o dia de sábado.Pergunta: Por que observamos o domingo em vez ? de sábado Resposta: . Observamos o domingo em lugar do sábado porque a Igreja Católica transferiu a solenidade do sábado para o domingo " 9 Aqui está outra afirmação católica: "A Igreja está acima da Bíblia, e esta transferência da observância do sábado para o domingo é prova positiva desse fato. " 10 O papado está dizendo nessas referências que sua mudança bem sucedida de observância do sábado para o culto de domingo é a prova de que sua autoridade é maior, ou "acima, a Escritura". 9 Peter Geiermann, Catecismo Convert da Doutrina Católica (St. Louis, B. Herder Book Co., 1957 ed.), p. 50. 10 A Catholic Record (Londres, Ontário, Canadá, 01 de setembro de 1923).
















5. Como poderia alguém ousar tentativa de mudar o dia santo de Deus?Resposta: 
Nós pedimos o papado, "Será que você realmente mudar sábado para o domingo"
Ela responde: "Sim, nós fizemos É nosso símbolo, ou marca, da autoridade e do poder.".
Nós perguntamos: "Como você pode pensar em fazendo isso? "
É uma pergunta pertinente. Mas a questão do papado oficialmente pede protestantes é ainda mais pertinente. Por favor, leia com atenção: "Você vai me dizer que o sábado foi o judeu de sábado, mas que o cristão sábado foi mudado para o domingo mudado, mas por quem Quem tem autoridade para mudar um mandamento expresso do Deus Todo Poderoso Quando Deus falou.!? e disse: Tu santificar o sétimo dia, que deve se atrevem a dizer: Não, tu possas trabalho e fazer todo o tipo de negócios do mundo no sétimo dia, mas tu o santificar o primeiro dia em seu lugar Esta é uma maioria? questão importante, que eu não sei como você pode responder Você é um protestante, e você professa ir a Bíblia ea Bíblia só,. e ainda em uma questão tão importante como a observância de um dia em sete como dia santo, você vai contra a letra simples da Bíblia, e colocar outro dia no lugar daquele dia que a Bíblia ordenou O comando para santificar o sétimo dia é um dos dez mandamentos;. você acredita que os outros nove ainda são vinculativas , que lhe deu autoridade para mexer com o quarto Se você é consistente com seus próprios princípios, se você realmente seguir a Bíblia ea Bíblia só, você deve ser capaz de produzir uma parte do Novo Testamento em que este quarto mandamento é? expressamente alterado ". 11 11 Library of Christian Doctrine: Por que você não santificar o dia de sábado? (Londres: Burns e Oates, Ltd.)., pp 3, 4 Tragicamente, tanto o catolicismo eo protestantismo culpados diante do barra do tribunal do céu para rejeitar santo sábado de Deus - Seu sinal sagrado de identificação.





6. Que solenes advertências Deus deu a respeito de Sua lei e Seu sinal, ou marca?Resposta: 
A. Deus adverte contra os líderes religiosos levando as pessoas a tropeçar, dizendo que alguns mandamentos não importam (Malaquias 2:7-9 ). Por exemplo, alguns ministros ensinam: "Não importa o que você mantenha dia santo". B. Deus adverte as pessoas que querem que seus ministros para pregar fábulas suaves e não a verdade sobre a Sua lei ( Isaías 30:9 , 10 ). C. Deus adverte as pessoas sobre o endurecimento de seus corações contra a verdade da Sua lei ( Zacarias 07:12 ). D. Deus adverte as pessoas que dizem que ele parece "estranho" para manter a lei de Deus - como o sábado, por exemplo ( Oséias 8:12 ). E.Deus afirma que a revolta, a tragédia, problemas e aflições da terra vêm porque as pessoas se recusam a seguir a Sua lei - e até tentaram mudar isso ( Isaías 24:4-6 ). F. Deus adverte os líderes religiosos que se recusam a pregar as profecias do fim dos tempos ( Isaías 29:10 , 11 ). G. Deus solenemente adverte que os líderes que ensinam não há realmente nenhuma diferença entre as coisas sagradas (como o santo sábado de Deus) e as coisas comuns (como o domingo) vai enfrentar sua indignação ( Ezequiel 22:26 , 31 ).





7.    Apocalipse 13:16 diz que as pessoas receberão a marca da besta na testa ou na mão. O que isso significa?Resposta:  A testa representa a mente (Hebreus 10:16 ). Uma pessoa será marcada na testa por uma decisão de manter o domingo como dia santo. A mão é um símbolo de trabalho ( Eclesiastes 9:10 ). Uma pessoa será marcada na mão, trabalhando em santo sábado de Deus ou indo junto com as leis dominicais, por razões práticas (família, trabalho, etc.) O sinal ou marca, por Deus ou a besta serão invisíveis para as pessoas. Você vai, em essência, marcar-se pela aceitação ou sinal de Deus ou a marca, o sábado, ou a marca da besta, domingo.Embora invisível para os homens, Deus saberá quem tem que marca ( 2 Timóteo 2:19 ).
8. De acordo com Isaías 58:1 , 13 , 14 , que mensagem decisiva que Deus entregar ao Seu povo nos últimos dias? 
"Grite alto, não dispensa, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão." "Se desviares o teu pé do sábado, de fazer a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, alegria ... Então tu te no Senhor". Isaías 58:1 , 13 , 14 .
Resposta:  Ele diz, mostrar "meu povo" que eles são inocentemente (talvez) pecando, porque eles estão pisando no Meu santo dia, e pedir-lhes para parar de quebrar meu sábado para que eu possa abençoá-los. Falar alto para que eles irão ouvir! Observe que o terceiro anjo de Apocalipse 14:9-12 , que traz a mensagem sobre a marca da besta, fala com uma voz também (versículo 9). A mensagem é muito importante tratar como normal. É uma questão de vida ou morte. Jesus diz que Suas ovelhas, ou as pessoas, vai segui-Lo quando Ele os chama. ( João 10:16 , 27).

9. As pessoas que adoram no domingo (como um dia santo) têm a marca da besta agora?Resposta:  Não! Ninguém vai ter a marca da besta até o culto de domingo se torna um problema forçado por lei. Naquele tempo (à frente), aqueles que decidem seguir os falsos ensinos da besta e adoração no domingo (dia de contrafacção do animal sagrado) receberão a marca da besta. Aqueles que seguem Jesus e obedecer à Sua verdade vai guardar o Seu sábado dia santo e receber a Sua marca. Aqueles que esperam recusar a marca da besta, no futuro, deve intensificar sob a bandeira de Jesus sábado agora.Seu poder está disponível para aqueles que lhe obedecem ( Atos 5:32 ). Sem Ele, nada podemos fazer ( Jo 15:5 ). Com Ele, todas as coisas são possíveis ( Marcos 10:27 ).

10. De acordo com o livro do Apocalipse, que fez John especificamente ver no reino eterno de Deus?Resposta:  A resposta é tríplice e muito clara:A. Aqueles que têm a marca de Deus, ou sinal (Seu sábado), em suas testas (Apocalipse 7:3 ). B. Aqueles que se recusaram a se identificar com a besta ou a sua imagem e que se recusou a ter a sua marca ou nome em suas testas ( Apocalipse 15:2 ). C. As pessoas que - hoje e por toda a eternidade - seguem onde Jesus leva, confiando n'Ele plenamente em tudo (Apocalipse 14:4 ). Não há outro caminho.



11. O que Jesus está dizendo para as pessoas hoje em dia? 
"Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." João 8:12 .
Resposta:  Que promessa fantástica! Se nós segui-lo, não vai acabar em trevas, mas, em vez disso, ter a verdade gloriosa. Nada poderia ser mais emocionante! Além disso, segui-Lo e manter o Seu sábado vai colocar a marca de Deus em nossas testas e nos proteger das pragas terríveis ( Salmos 91:10 ) que cairão sobre os desobedientes (Apocalipse, capítulo 16). Ele também nos marca como prontos para a tradução de segunda vinda de Jesus. O que abençoou a proteção e garantia Deus nos ofereceu! Uma Alerta Urgente Você vai descobrir algumas informações surpreendentes ao estudar os três últimos Guias de Estudo dos nove que lidam com as mensagens dos três anjos de Apocalipse 14:6-14 . Estes Guias de Estudo irá explicar (1) o papel dos Estados Unidos no conflito final da Terra, (2) como as igrejas e religiões do mundo estarão envolvidos, (3) que as condições mundiais se precipitar a batalha final da terra, e (4) de Satanás estratégia incrível para bilhões enganadores. Talvez você esteja se perguntando o que as igrejas protestantes têm a dizer sobre a alegação papal para a mudança do sábado para o domingo. As citações que aparecem nas "Perguntas Respondidas seu pensamento" deste lição irá fornecer as respostas chocantes.



12. Eu já decidi começar a guardar a Sua sábado do sétimo dia (sábado) como Seu santo dia e segui-Lo onde quer que Ele conduz.Resposta:  


Perguntas para reflexão 1. O que outros pregadores e pastores dizem sobre o sábado e domingo? Êxodo 20:8 )

Resposta: Aqui estão uma série de comentários de igrejas e outras autoridades sobre o sábado: Batista: "Havia e há um mandamento para santificar o dia de sábado, mas que dia de sábado não era o domingo .... Será dito, no entanto , e com algum programa de triunfo, que o sábado foi transferido do sétimo para o primeiro dia da semana .... Onde pode o registro de tal transação ser encontrada não no Novo Testamento -?. absolutamente não existe nenhuma evidência bíblica da mudança da instituição do sábado do sétimo para o primeiro dia da semana. " - Dr.Edward T. Hiscox, autor do Manual Batista , em um papel lido antes da conferência de Nova York ministros ", realizada 13 de novembro de 1893. Católica: "Você pode ler a Bíblia do Gênesis ao Apocalipse, e você não vai encontrar uma única linha autorize a santificação do domingo. As Escrituras ordenam a observância religiosa do sábado, dia que nós [católicos] nunca santificamos. " - James Cardinal Gibbons, The Faith of Our Fathers , 16 ª edição, 1880, p. 111. Igreja de Cristo:"Finalmente, temos o testemunho de Cristo sobre o assunto em. Marcos 2:27 , ele diz: '. O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado " A partir desta passagem, é evidente que o sábado foi feito não apenas para o israelitas , como Paley e Hengstenberg nos querem fazer crer, mas para o homem ... isto é, para a corrida . Daí podemos concluir que o sábado foi santificado desde o início , e que foi dado a Adão, ainda no Éden, como uma das instituições primitivas que Deus ordenou para a felicidade de todos os homens. " - Robert Milligan, esquema da Redenção , (St. Louis, a imprensa Betânia, 1962), p. 165. Congregacional: ". O sábado cristão [domingo] não está nas Escrituras, e não foi pela igreja primitiva chamado o sábado" - Teologia Dwight , vol. 4, p. 401. Episcopal: "Domingo ( dies Solis , do calendário romano, "dia do sol", porque dedicada ao sol), o primeiro dia da semana, foi adotada pelos primeiros cristãos como um dia de adoração ... Nenhum. regulamentos para a sua observância prevista no Novo Testamento, nem, na verdade, é a sua observância mesmo intimados. " - "Domingo", A Enciclopédia Religiosa , vol. 3, (New York, Funk e Wagnalls, 1883) p. 2259. Luterana: ". A observância do dia do Senhor [domingo] é fundada não em qualquer ordem de Deus, mas sobre a autoridade da Igreja" - Confissão de Fé de Augsburg, citado emCatholic Sabbath manual ., Parte 2, Capítulo 1, Artigo 10 metodista: "Tome a questão de domingo Há indícios no Novo Testamento a respeito de como a igreja passou a guardar o primeiro dia de. a semana como dia de culto, mas não há nenhuma passagem dizendo aos cristãos para manter esse dia, ou para transferir o sábado judaico para esse dia. " - Harris Franklin Rall, Christian Advocate , 2 de julho de 1942. Moody Bible Institute: "O sábado foi obrigatório em Éden, e que está em vigor desde Este quarto mandamento começa com a palavra 'lembrar', mostrando que o sábado. já existia quando Deus escreveu a lei em tábuas de pedra no Sinai. Como podem os homens alegar que este mandamento foi feito com a distância quando eles vão admitir que os outros nove ainda estão vinculativo? " - DL Moody, pesados ​​e Querer , p. 47. Presbiteriana: ". Até que, portanto, pode ser mostrado que toda a lei moral foi revogada, o sábado vai ficar .... O ensinamento de Cristo confirma a perpetuidade do sábado" - TC Blake, DD, Teologia Condensadapp, 474, 475. Pentecostal: "'Por que adoramos no domingo A Bíblia não nos ensina que o sábado deve ser o dia do Senhor?' Aparentemente ... vamos ter que procurar a resposta de alguma outra fonte que o Novo Testamento. " - David A. Womack, "é o domingo o dia do Senhor?" O Evangelho Pentecostal , 09 de agosto de 1959, n º 2361, p. 3. Enciclopédia: "Domingo foi um nome dado pelos pagãos para o primeiro dia da semana, porque foi o dia em que eles adoravam o sol, ... o sétimo dia foi abençoado e santificado por Deus, e .. . Ele requer Suas criaturas para mantê-lo santo para Ele. Este mandamento é de obrigação universal e perpétua ".. -Enciclopédia Bíblica de Eadie , 1872 ed, p.. 561.

Fonte: http://www.bibleprophecytruth.com/

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Moisés o Profeta da Lei e as nações pecadoras


                                        Introdução:

Noé havia bebido muito vinho e embriagou-se; e ficou nu e o mais novo Cão (pai de Canaã), contou a seus irmãos o ocorrido. O dois Sem e Jafé vestiu-o com uma capa, sem ver a nudez do pai. Noé ficou muito indignado pelo o que fez Cão e o amaldiçoo-o dizendo: “Maldita seja Canaã; servos dos servos será dos seus irmãos”. Enquanto para os outros dois bendisse: “Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo”. Alargue Deus a Jafé, e habite Jafé nas tendas de Sem; e seja- lhe Canaã por servo.
Viveu Noé, depois do dilúvio, trezentos e cinquenta anos. E foram todos os dias de Noé novecentos e cinquenta anos; e morreu”. (Gênesis 9.1-29). Nesse momento, vemos o pecado surgindo de novo; pois, uma nação tornar-se escrava da outra; por zombar do pai. Deus não admite falta de respeito dos filhos.
     Após o dilúvio, Sem, Cão e Jafé tiveram filhos: Os filhos de Jafé formaram várias nações, os quais deram os mesmos nomes: “Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras”. Os filhos de Gomer formaram outras: “Asquenaz, Rifate e Togarma. Os filhos de Javã: Elisá, Társis, Quitim e Dodanim. Por estes foram repartidas as ilhas das nações nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, entre as suas nações”.
Vieram também os filhos de Cão: “Cuche, Mizraim, Pute e Canaã”. E através de um dos filhos de Cão, Cuche surgi: Nironde que era um famoso e poderoso caçador diante do Senhor. Ele reina sobre quatro nações (cidades), No princípio foi Babel, Ereque, Acade e Cainé”. Ele saiu dessas cidades, em direção à Assíria e edifica mais quatro cidades: Nínive, Reobote-ir, Calá e Résem”. E nações e nações aparecem através dos filhos dos filhos. (Gênesis 10.1-32).  Minha intenção aqui é focar os pecados das nações através da desobediência e orgulho. Dentro de todo o contexto genealógico, surge uma das cidades mais presunçosa; ao ponto de querer chegar-se a Deus. Essa mesma referida é a “Babel” onde tenta através de uma torre grande chegar aos céus. Falava-se uma só língua naquele tempo. Mas, tiveram a grande ideia, com tijolos e betume, formar uma cidade como uma torre; que no cume dessas alcançasse o céu. Viviam juntos, num mesmo lugar. Porém o Senhor percebe suas intenções e diz: “Eis que o povo é um e todos têm uma só língua; e isto é o que começam a fazer; agora não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer”.  E o Senhor disse mais: “Eia, desçamos, e confundamos (Verbo plural + de um) ali a sua linguagem, para que não entenda um a língua do outro. Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade”. Qual era o pecado de Babel? Era querer ser um “deus”. Todas às vezes que achamos que podemos tudo, Deus nos mostra que precisamos Dele. Faz-nos lembrar de que, somos criatura e não criador. O Senhor espalhou-os todos por toda a face da terra.
Na genealogia de Noé do filho Sem, veio por gerações de um deles, Tera, Abrão que vivia no meio de adores de deuses pagãos, pois alguns na terra já haviam esquecido; quem era o Deus verdadeiro.Tomou Tera a Abrão seu filho, e a Ló filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos Caldeus, a fim de ir para a terra de Canaã; e vieram até Harã, e ali habitaram”. (Gênesis 11.31).
Deus queria resgatar a adoração perfeita, de fazer de um povo santo, onde pudesse desse mesmo povo escolhido, um povo que levar-se a mensagem da verdadeira adoração a Ele (Deus). Então, resolve escolher: um homem sincero, honesto, temente a Deus e muita fé. Esse mesmo seria um pai de uma grande geração; uma geração perfeita, santa e eleita. Não o queria em meios aos idólatras e decide: “Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, ser uma bênção”.
 Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foram com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
“Abrão levou consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhes acresceram em Harã; e saíram a fim de irem à terra de Canaã; e à terra de Canaã chegaram”.  (Gênesis 12.9). Abraão faz tudo o que o Senhor ordenara. “Ora, havia fome naquela terra; Abrão, pois, desceu ao Egito, para peregrinar ali, porquanto era grande a fome na terra”. 
 (Gênesis 12:10). Seu sobrinho Ló o acompanhou, porém, viu as planícies do Jordão que o muito lhe agradara aos olhos, escolhe ir nessa direção para viver ali. (Gênesis 13.10). Habitou, pois Abraão no Egito. Havendo Deus demorado cumprir a promessa, teve um filho com Hagar serva da sua esposa Sara. Seu filho Ismael era fruto de pecado; não, da promessa estabelecida por Deus. Deus cumpriu-lhe a promessa dando-lhe um filho que o chama, de Isaque: “O meu pacto, porém, estabelecerei com Isaque, que Sara te dará à luz neste tempo determinado, no ano vindouro”. (Gênesis 17:21).  Enquanto isso habita seu sobrinho numa cidade pecadora e prostituta: “Ló habitou nas cidades da planície, e foram armando as suas tendas até chegar a Sodoma”. (Gênesis 13:12). “Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor.” (Verso: 13). O pecado de Sodoma e Gomorra era muito grande diante do Senhor; que Ele, decide destruí-las com mais duas cidades.  (Gênesis 18.20). Deus destrói as quatros cidades:Então o Senhor, da Sua parte, fez chover do céu enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra.” (Gênesis 19:24). Ló perde sua mulher, que ao olhar para trás se transforma em uma Estátua de Sal. (Gênesis 19.26). Ló avisa aos seus genros para fugir das cidades, porém eles não dão ouvidos ao sogro e são destruídos juntos com os outros sodomitas. (Verso 14).  Ló fica embriagado de vinho pelas suas filhas, pensando às filhas ser bom ter descendência comete o pecado, e nasce Moabe da primogênita que, tornasse os moabitas. Da menor os amonitas os dois inimigos de Deus. De todo genealógico filho do pecado, nasce uma nação, e dessa nação, a inimizade de Deus. Do pecado de Abraão com Hagar nasce, Ismael, do pecado de Ló com suas filhas, nasce, os moabitas e amonitas. Da promessa nasce, Isaque. Morre Abraão e Sara e são enterrados em Canaã (Gênesis 25.10); de Isaque, nasce Esaú e Jacó. O anjo do Senhor aparece a Jacó e diz ser Deus: “Eu sou o Deus de Betel, onde ungiste uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te, pois, sai-te desta terra e volta para a terra da tua parentela”. (Gênesis 31.13). Todas ou quase todas as vezes que Deus ver um dos seus filhos prejudicados Ele intervém; e até aparece como anjo para ajuda-los. Jacó temendo seu irmão encontra um anjo e luta com ele e ele diz ser Deus: Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido”. (Gênesis 32.38), Jacó volta para Canaã e com ele, doze filhos, No mundo antigo era costume ter filhos e filhas como sinal de prosperidade e bênçãos. Deus de novo aparece a Jacó pela terceira vez: “Apareceu Deus outra vez a Jacó, quando ele voltou de Padã-Arã, e o abençoou”. (Gênesis 35.9). Morre Isaque e é sepultado em Canaã terra de seus pais. (verso 29).  Um dos seus filhos de Jacó é José, que tornar-se governador (Gênesis 42.6), Havia em Canaã muita fome e sede. (Gênesis 42.5). José leva toda à sua família para morar no Egito (Gênesis 46.6). “José, pois, estabeleceu a seu pai e seus irmãos, dando-lhes possessão na terra do Egito (Gósen), no melhor da terra, na terra de Ramessés, como Faraó ordenara”. Morre Jacó e enterrado em Canaã segundo terras de seus pais (Gênesis 50.5).  Morreu, pois, José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração. Nasci outros e crescem, multiplicam-se e tornam-se fortes e poderosos. (Êxodo 1.6 e 7).


                         O Profeta Moisés

Houve temor dos Egípcios por causa da grandeza do povo e agiram de astúcias para com o povo de Israel, escravizando-os. Porém quanto mais os egípcios afligiam mais eles multiplicavam-se e espalhavam-se. Assim faziam com os israelitas sofrerem com cargas e durezas, com toda sorte de trabalho no campo e no serviço. (versos 12 a 14).  O rei e faraó intentou o tempo todo com o povo de Israel, de tal forma que ao nascerem crianças meninos deveriam ser mortas jogando-as no rio. (verso 22).
“Foi-se um homem da casa de Levi e casou com a família de Levi”. (Êxodo 2.1). Sabendo que, o menino era formoso e bonito, e para preservá-lo do Faraó, coloca-o num cesto e a reveste-o com betume, jogando-lhe com o cesto no rio. A filha do Faraó ao banhar-se no rio, vendo-o pede para serva pegá-lo. E abrindo-a, viu a criança, e eis que o menino chorava; então ela teve compaixão dele, e disse: Este é um dos filhos dos hebreus”. (versos 5 e 6).
A menina vendo-a pegar seu irmão oferece ajuda e diz: “Queres que eu te vá chamar uma ama dentre as hebreias, para que crie este menino para ti?”. (verso 7). A filha do Faraó aceita a ajuda, e pede para que a criança seja criada pela própria mãe. Entrega o menino para ser criado com a mãe entre os hebreus.
 Quando o menino cresceu, foi-lhe trazido, a qual foi lhe dado o nome de Moisés (tirado das águas). (verso 8,9 e 10).
Num momento após tornasse adulto, foi passear atentando ver seus irmãos hebreus, quando percebeu que um dos egípcios feria um hebreu. Olhando para o um lado e outro, matou-o e enterrou na areia. Quando soube que Moisés havia matado um egípcio o Faraó com outros, tentaram mata-lo também; porém ele fugiu da presença deles e foi morar nas terras de Midiã. Conheceu uma das filhas de Jetro, casou com ela (Zípora). (versos 15 -21). O povo estava em tremenda amargura e sofrendo com a escravidão que já havia a quatrocentos e trinta anos.
O povo de Israel clamou:E atentou Deus para os filhos de Israel; e Deus os conheceu”. (verso 25).
Deus preservou e capacitou um homem para a hora certa, onde haveria de instruí-lo, como deveria ser sua voz no Egito, e esse homem era Moisés.
Moisés estava levando o rebanho do seu sogro, para apascentar, quando de repente houve o anjo do Senhor numa sarça ardente dizer: Moises, Moises! Respondeu ele: Eis-me aqui”. (Êxodo 3.2 e 4). Deus pede, para ele tirar às sandálias dos pés por ser terra santa; e disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus. Então disse o Senhor: Com efeito, tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos; e desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel; para o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu. E agora, ei s que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim; e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. Agora, pois, vem e eu te enviarei a Faraó, para que tireis do Egito o meu povo, os filhos de Israel”. Moisés nega ser o instrumento de Deus em suas mãos, por não se achar capacitado para tal obra. Porém Deus, o mandou dizer: “Eu Sou o Que Sou enviou a vós”. Deus diz que iria está com ele; e por mais uma vez Moisés sente incapacidade, porém Deus manda-lhe jogar a vara no chão, ela tornar-se uma cobra, e que deveria pegá-la pelo o rabo tornando-se de novo num cajado. Deus manda-lhe colocar a mão no seio e essa tornar-se leprosa, como tbm retorná-la no seio esta.  
Tornar-se limpa como era. Moisés mais uma vez replica ser homem de fala pesada. Deus diz: Quem faz a boca do homem? ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego. Não sou eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar”. Moisés pede para Deus escolher outro e ascende à ira de Deus o qual também Sua misericórdia ao dizer: “Não é Arão, o levita, teu irmão? eu sei que ele pode falar bem. Eis que ele também te sai ao encontro, e vendo-te, se alegrará em seu coração”. “E ele falará por ti ao povo; assim ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus”. E Moises tomou sua vara e foi para o Egito. Deus pede para dizer ao Faraó que, Israel é meu filho meu primogênito.
Deus quase matara Moisés por desobediência por não ter circuncidado um filho; mas sua mulher Zípora o fizera à circuncisão por ele. (Êxodo 4.24-26). Deus colocara uma lei (circuncisão) e essa deveria ser cumprida. “E deu-lhe o pacto da circuncisão; assim então gerou Abraão a Isaque, e o circuncidou ao oitavo dia; e Isaque gerou a Jacó, e Jacó aos doze patriarcas”. (Atos dos Apóstolos 7:8) Deus não tolera a desobediência, como também não tolerará a desobediência da Sua Lei. (Dez Mandamentos). Perceba q, não era uma lei da circuncisão difícil de ser cumprida; pois só era cortar o prepúcio do pênis da criança.
Moisés vai a Arão e conta-lhes tudo o que Deus havia dito. Os dois dirigem-se aos anciãos e filhos de Israel e ao povo e lançam os sinais, o povo crer e inclinaram-se e o adoraram. (versos 28 a 31). Moisés e Arão foram ao Faraó e exigiram a libertação do povo de Israel do Egito. Mas o Faraó rejeitou a advertência e ainda endureceu mais ainda a fabricação de tijolos sem palha. Moisés vai a Deus interceder pelo povo e Deus diz para ele dizer, que é Yahweh na terra. Veja: “Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou Yahweh; eu vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, livrar-vos-ei da sua servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos”. (Êxodo 6.6). E Deus ainda confirma isso lhe dizendo: Então disse o Senhor a Moisés: Eis que te tenho posto como Deus a Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.  Moisés como Deus, e Arão como Profeta de Moisés. O Faraó teima e pede um sinal e a este é lhe dado; jogando à vara no chão e esta se transformando numa serpente. O Faraó pede aos seus feiticeiros e hipnotizadores encantadores, a jogarem às suas também, que se transformam em cobras. Mas, à cobra de Arão engole as dos encantadores hipnotizadores. Deus ordena que Moisés vá com Arão e estenda à vara no rio e em todas as águas, e essas, se transformam em sangue e matam todos os peixes, e faz sentir nojo aos egípcios de beberem e banhar-se nelas. Vieram todas às pragas ao Egito, até que o Faraó libertasse o povo de Israel, para que eles pudessem adorar a Deus no Seu Santo Monte. (Êxodo 7, 8, 9,10 e 11). Por Dez vezes o Senhor derramou Suas pragas para que Israel fosse liberto. Agora nos tempos atuais o Israel remanescente verá às maravilhas de Deus nas sete últimas pragas do Apocalipse. Vi no céu ainda outro sinal, grande e admirável: sete anjos, que tinham as sete últimas pragas; porque nelas é consumada a ira de Deus”. (Apocalipse 15:1). A consumação da ira de Deus perante a perseguição, que houve na igreja Remanescente de 538 a 1798; e ainda nos últimos dias atuais... E o pedido de Deus é: Ouvi outra voz do céu dizer: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos pecados, e para que não incorras nas suas pragas. (Apocalipse 18:4)E o povo escapa do Faraó; e vai para o deserto a fim de adorar a Deus. Porém, à igreja israelita se corrompem no deserto. Mas antes disso, Deus estabelece o Seu pacto através da Pascoa. “Este é o sacrifício da páscoa do Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se e adorou”. (Êxodo 12.27).
A pascoa do Israel remanescente representava: a libertação do povo cativo. À pascoa do povo remanescente de hoje, representa a morte de Cristo. “Porque Cristo, nossa páscoa, já foi sacrificado”. (I Coríntios 5.7). Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim”. (1 Coríntios 11:25).  O assunto aqui não é à pascoa, mas, o Profeta Moisés e sua atuação diante do povo.  Então voltemos: Moisés e os israelitas fogem marchando, seguindo a voz de Deus que era para fazer isso. O Faraó vai atrás deles e morrem todos afogados no mar vermelho. (Êxodo 14). O povo sente sede e encontra águas amargas e murmurou contra Moisés, ele clama a Deus e ele responde ao povo dando-lhes águas doces; mas, para os provarem. (Êxodo 15). Começam mais uma vez o povo a murmurar contra Moisés e Arão alegando que, os trouxeram para morrerem no deserto, com fome.  Mas, Moisés ora e Deus responde alegando que enviará dos céus o Maná para provar se os israelitas andam na Sua Lei ou não. Perceba que, Deus pede a Moises que o povo colha o Maná em dobro no sexto dia. Não o permitindo-lhes que os façam no Sábado Sagrado de descanso. Como também o mesmo deveria fazer com as carnes (codornizes), “ele lhes disse: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, sábado santo ao Senhor; os que quiserdes assar ao forno assem-o, e os que quiserdes cozer em água cozam-o em água; e tudo o que sobejar, ponha-o de lado para vós, guardando-o para amanhã”. (Êxodo 16. 23). Assim deveria todo Israel fazer no sexto dia e guardar o sábado bíblico: “Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá”. (verso 26). Perceba também que, Deus ainda não havia dado os Dez Mandamentos, e já pedia que os Israelitas honrassem, descansassem e repousassem no sábado. A Lei de Deus teria que ser obedecida, por ser uma lei que faria o bem para eles.  Muitos dias andavam pelo deserto, muitas necessidades passavam e Deus sempre os ajudando sempre. Hoje Deus nos pede para que descansemos das labutas diárias, das aflições que passamos durante a semana; como também observarmos a natureza e darmos atenção à família e ao criador das mesmas. Mas o povo como de costume sempre desobedecendo. E foram colher o Maná e não o acharam (verso 27). Muito se indignou Deus até a dizer a Moisés: “Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?” (verso 28). Moisés chama a atenção do povo e alerta sobre o quanto Deus dá em dobro o alimento no sexto dia. E: “Assim repousou o povo no sétimo dia”. (versos 29 e 30). Os israelitas comeram por quarenta anos o Maná. 

O povo reclama mais e mais alegando que Moisés havia trazido eles para morrerem no deserto de sede. Moisés procura Deus e Ele intercede dizendo que, Moisés deveria bater na rocha em Horebe e o ferimento traziam-lhes águas o povo deveria bebê-la. (versos 3 a 7). Esaú teve um filho, chamado Elifaz e ele uma concubina chamada Timna, que tiveram um filho chamado Amaleque. (Gênesis 36.2). Veio, pois, Amaleque contra Israel, e pelejou contra eles em Refidim. Josué então lutou com Amaleque e o derrotou. Deus havia dito para Moisés que sempre ele iria lutar de geração a geração contra os amalequitas (Amaleque). (Êxodo 17.15).  Deus estava procurando uma nação, onde levaria outras a reconhecer o verdadeiro Deus; e que eles obedecessem às Suas leis (regras). Mas, esse povo não era aquele que fora salvo do Faraó. Moisés cansado e de tantas dificuldades, conversa com Deus, a qual Lhe diz que, haveria de aparecer sobre uma nuvem para conversar com o povo, e que o povo ouvindo-o creria em Moisés. Pede para que o povo se santifique por três dias e não durma com mulher. o terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões, relâmpagos, e uma nuvem espessa sobre o monte; e ouviu-se um sonido de buzina mui forte, de maneira que todo o povo que estava no arraial estremeceu. Nisso todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a fumaça subiu como a fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia fortemente. E, crescendo o sonido da buzina cada vez mais, Moisés falava, e Deus lhe respondia por uma voz”. (Êxodo 19). 

Todo esse estrondo e fulgor de Deus para receber, os Dez Mandamentos. E Ele os apresenta de uma forma clara e objetiva. E dado os mandamentos ainda acrescenta: Não fareis outros deuses comigo; deuses de prata, ou deuses de ouro, não os fareis para vós”. (Êxodo 20. 23). Israel recebe todas as normas e regras de Moisés que Deus lhes diz. “Regras e mais regras, preceitos e mais preceitos”. Essas são as normas e esses são Seus preceitos. Sobre: Ídolos e altares, Mandamentos sobre servos, Ferimentos pessoais, Proteção da propriedade, Responsabilidade Social, Leis de Justiça e Misericórdia e o Anjo de Deus. Eis que eu envio um anjo adiante de ti, para guardar-te pelo caminho, e conduzir-te ao lugar que te tenho preparado”.  (Êxodo 20, 21, 22, 23.20). “Anda apercebido diante dele, e ouve a sua voz; não sejas rebelde contra ele, porque não perdoará a tua rebeldia; pois nele está o meu nome”. (verso 21). E esse anjo era Jesus Cristo.  “... seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz”. (Isaías 9:6).
Deus os manda construírem um tabernáculo para Ele possa aparecer no meio deles (israelitas). Institui como dever ser feito: Ofertas para o tabernáculo, A mesa, O castiçal, O tabernáculo, O altar para o holocausto, O pátio, Óleo para lâmpadas, Vestimentas para os sacerdotes, O éfode, O peitoral, Outras vestes sacerdotais, A consagração dos sacerdotes, O altar do incenso, O dinheiro do resgate, A bacia para lavagens, O óleo da unção, A preparação do incenso, O chamado dos filhos da tribo de Judá, para a ciência e todo ofício. “Para inventar obras artísticas, e trabalhar em ouro, prata e bronze”. E por fim Deus manda Moisés avisar o povo sobre a guarda do Sábado Bíblico: “Falarás também aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis os meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós pelas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica”. (Êxodo 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28 29, 31.13-18).
O povo desobedece às ordens de Deus e quando Moisés sobe ao monte para receber às tábuas da Lei, Os mandamentos de Deus, o povo se corrompe; descendo Moisés caíram naqueles dias três mil homens, pelo pecado que fizeram. (Êxodo 32. 1-28).

Moisés percebendo o pecado do povo invoca a Deus o perdão e diz, que se não for para perdoá-lo, que Deus risque seu nome do livro da vida. Porém Deus diz: “Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que tiver pecado contra mim, a este riscarei do meu livro”. (Êxodo 32.32.33). Moisés pede para ver a glória de Deus. Mas, Deus não lhe permite advertindo-o quem o fizer ver sua face, morrerá. Porém, lhe permite ver através de uma fenda, sua glória, bondade e misericórdia; como também suas costas. (Êxodo 33. 18-23).
Conclusão: Todas as normas apresentadas para Moisés. Mostra a preocupação de Deus para como todos os povos, tanto do passado, como os de hoje. Pois Assim está escrito: Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas”. 
(Amós 3:7). E mais: “Também falei aos profetas, e multipliquei as visões; e pelo ministério dos profetas usei de parábolas”.(Oséias 12:10). Assim foi e assim será até a volta do salvador, Jesus Cristo! Amém!