Um tribunal da Tunísia condenou 3 ativistas europeias do grupo feminista FEMEN a 4 meses e um dia de prisão por mostrarem os seios na via pública. Foram consideradas culpadas de atentado ao pudor e aos bons costumes. As três jovens, duas francesas e uma alemã, também foram acusadas de incitamento à libertinagem. Tinham sido detidas quando protestavam frente ao Palácio da Justiça a pedir a libertação de uma feminista tunisina que se encontra em prisão preventiva desde 19 de maio. A ativista em causa ficou conhecida por mostrar na internet fotos em que aparece de seios descobertos na entrada de um cemitério. É acusada de profanar um espaço sagrado e atentar contra os bons costumes.
"O Femen (em ucraniano: Фемен) é um grupo ucraniano feminista de protesto, fundado em 2008 por Anna Hutsol, com base na cidade de Kiev. A organização tornou-se notória por protestar em topless para contra temas como o turismo sexual, racismo, homofobia o sexismo e outros males sociais"
No Brasil, o movimento era liderado pela sãocarlense Sara Winter e contava em março de 2013 com 15 mulheres no ativismo. Sara relata que inicialmente recebeu suporte do FEMEN Ucrânia, em especial de Alexandra Shevchenko, uma das figuras centrais do movimento.
| Nossa ideologia é o sextremismo, uma forma de oposição ao machismo. E a nudez é usada pela sociedade patriarcal desde sempre, a mulher nua ou não vende todo tipo de produto. Já que somos mulheres, ao invés de vender produtos, vendemos ideias sociais. Como todo mundo gosta de olhar o corpo de uma mulher, usamos o nosso corpo para passar uma mensagem escrita no peito, um protesto
— Sara Winter, líder do FEMEN Brasil
|
Fonte:http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=658912&tm=7&layout=122&visual=61http://pt.wikipedia.org/wiki/FEMEN
Nota: "E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!"(Lucas 17.1).
Nenhum comentário :
Postar um comentário
A verdade é doce, porém doe. A abelha produz mel que é gostoso ao paladar, mas sua picada causa dor.