domingo, 7 de maio de 2017

Somos Arrogantes

                          
"Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal".   (Provérbios 3.7)
Temos a mania de nos acharmos sempre àquele que sabemos de tudo, e que os outros poucos sabem.

Acredito que esse defeito permeia à maioria de nós.
Talvez porque fomos doutrinados assim.

Estamos sempre nesse dilema, e muito mais os homens que estão sempre se disputando.

Ontem assistindo um filme percebi que às coisas não é bem assim como pensamos, e que está numa posição, às vezes temos que admitir certas coisas, e tomar atitudes que pode causar espantos na opinião pública.

Queremos sempre está com a razão uma vez que isso nos trás conforto, pois queremos demostrar que conhecemos das realidades.
Não nos damos o trabalho em supostamente entender o que o outro quer nos passar. Sempre existe outro jeito de ver às coisas.

Gosto de muitas vezes ler autores de livros para saber o que eles pensam em determinado assunto, como também esporadicamente compreender seus pensamentos.

Diante disso, é que dar para reconhecer que temos uma grande mania de alegarmos que não é bem assim.

Ora, de fato existe o contraditório e o real, mas ele pode vir sobre uma perspectiva que não nos agrade porque queremos forçar que seja essa, segundo nossa vontade.

Conta-se uma historia de uma lenda que, enquanto Camões permanecia em Macau, ele se dirigia a uma gruta ao lado da sua mulher que era chinesa, para escrever dia após dia, os versos de Os Lusíadas. Conquanto pareça real tal história, visto existe a tal caverna, quando lendo se descobre que a gruta é tão pequena que não se possa nem uma pessoa permanecer ali dentro. (Fausto, Wherter – Vida e Obra de Camões, pg.298 ed. Nova Cultura, Vol.15 sem data).

Então comumente ao ouvir e lermos dos outros pensamos estarmos certos, mas uma vez compreendemos que à história pode ser outra.

Modernamente, é mister reconhecer que a nossa tendência, em face de nossa suposta necessidade atender aos nossos anseios que muitas vezes está calcado pelos nossos interesses.

Conceituar que estamos sempre certos é segundo nosso entendimento – arrogância.

Sendo, pois, a Igreja, ou outra instituição, segue a intenção de “agradar” aqueles que nos rodeiam, nos fazendo alegar que estamos corretos nas nossas afirmações.

Pois bem, sempre irá existir outra colocação dos fatos no sentido de pensamento.

Minha intenção aqui não é defender o relativismo de tudo, mas, sobretudo, demonstrar que nem sempre estamos com a razão concreta dos fatos.

É possível visualizar outras coisas. Os olhos por sinal, às vezes nos engana. A visão nossa é ofuscada pelos nossos pensamentos que por vezes estão galgados pelos doutrinamentos, que recebemos diante do meio que vivemos, e não conseguimos alcançar outros valores e análise. Percebeu?

A complexidade, admitimos muitos, que existe e não é tão fácil quanto imaginamos. O vento sopra-nos toca, nos alimenta e nos faz ouvi-lo, entretanto, não o conhecemos no seu cerne.

Muitas são às erudições, mas mesmo essas ainda podem ressaltar que ainda conseguimos rebatê-las.

Isso só depende do alcance de nossa capacidade racional, de nossa fonte.

Não é uma questão de estarmos certos, outrora antes sim, mas diante de outras realidades não mais.

No passado era essa doutrina transpassada como principal porque não havia outra, porém, o especialista descobriu sua vacina.

Devida à intensa pretensão de se estudar sobre tal situação, notou-se, uma realidade não antes admitida e que agora se transformou em consistente aprovação.

Não mais estamos vendo sobre o aspecto daquele que outrora, fez-nos aceitar, contudo nossa comprovação é outra diante de nossa verificação.

A lagarta não mais precisou virá uma borboleta no seu casulo, porque ela agora será feita em laboratório.

Os órgãos humanos agora foram desenvolvidos em corpos de porcos.

A luta do saber é constante e nossas afirmações agora mudaram devidas nossa compreensão e sabedoria alcançada.

Concluímos então, que não basta nos satisfazer com nossas principais força do saber, pois estamos nos alimentando de outras, onde nos leva a outros horizontes.

É possível vislumbrar outros aspectos, outras configurações, outros meios e outras causas. [G].

Um blog abaixo da média, mas desafiando a lógica.

http://igrejaremanescente-igrejaremanescente.blogspot.com.br/* Serão permitida reprodução total quanto parcial, onde poder ser incluídos textos, imagens e desenhos, para qualquer meio, para sistema gráficos, fotográficos, etc., sendo que, sua cópia não seja modificada nem tão pouca alterada sua forma de interpretação, dando fonte e autor do mesmo. P.Galhardo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

A verdade é doce, porém doe. A abelha produz mel que é gostoso ao paladar, mas sua picada causa dor.