“O amor tal como existe na alta sociedade é o amor dos combates,
é o amor do jogo”.
O que mais vemos é uma defesa afim de proteger-se do que há por
vir. Em si mesmo os homens estarão sempre dispostos em blindar-se.
Existe um amparo nas coisas que lhes permeiam, pois sentem-se
o medo de perder dos seus confortos.
Quem gosta de perder aquilo que já adquiriu? Um pastor ser destituído
do seu cargo, uma vez que tá acostumado com as benevolências dos prazeres que
lhes impõe numa satisfação garantida? Não, meus caros! Ele quer continuar se
vestindo muito bem, ter carro novo, ter casa confortável, ser administrador
etc.
Veja que aqui não se trata do seu cargo, mas daquilo que ele pode
lhe oferecer: os costumes.
Mas o que está imbuído no jogo é a aparência, por isso, tanto
das lutas por este amor de estar onde está.
Nada pior que uma tartaruga sem a proteção do seu casco. “Só
uma grande alma ousa ter um estilo simples; é por isso que Rousseau usou de
tanta retórica em Nouvelle Heloise, o que o torna ilegível aos trintas anos”.
Porém, não podemos culpar os teólogos por serem o que são,
entretanto, não só eles mais ainda entre outros campos do profissionalismo,
entretanto, este o que mais me detenho é por está relacionado aos esquemas que se
constituem.
Só como exemplo: se numa escola ele for transferido pra a
mesma, sua mulher na sua maioria estará naquela também; isto é, trabalhando
nela por mais que não tenha espaço para ela.
Por vezes ele não tem culpa, uma vez que carrega nos seus
genes o ar de “superioridade”. É de pai pra filho, de geração a geração.
A natureza do material genético é química, é DNA. Eu não posso
dizer que o querer o melhor seja ruim, visto sabemos que o que é bom, assume um
papel importante na estrutura da vida, principalmente econômica e social.
Observe que hoje, segundo Rosso e Lopes (2005), afirma que a
engenharia genética permite a composição genética dos indivíduos num espaço de
tempo menor do que o da reprodução seletiva, além de possibilitar que vários genes
sejam manipulados ao mesmo tempo.
Claro que a ciência quer melhorar às pessoas no sentido de
aperfeiçoamento, contudo, pessoas são formadas por esses (genes), já intrínsecos
neles por natureza determinada pela própria família que já a trás.
Nós conhecemos muito bem no que se traduz de história, nos
seus contextos quando se divergem entre elas na sua composição de divisões entre
guerras de católicos e protestantes.
Mesmo que outrora na luta da melhoria os ditos doutores, não se
deixaram de exercerem dos seus poderes que se outorgaram.
Lutaram-se aos referidos lucros agonizantes das arrecadações
financeiras dos seus “membros” sobre pretextos de melhorias, mas não deixaram futuramente
de exercer as mesmas culturas.
Não há como negar as vantagens exercidas pela dita burguesia
religiosa, uma vez que exerce entre si mesmo os melhoramentos quando leva seus
filhos em estudar num dos seus colégios pra garantir pra eles uma vida melhor.
Perceba este exemplo só como título de informação dita por René
(1987) na sua biografia, que ele havia nascido de uma família burguesa enobrecidos
pelos exercícios do ofício. Mandam-no estudar num dos melhores colégios da época,
recentemente instituído pelos jesuítas.
Conseguiu perceber o paralelo entre ele e a religião mesmo não
sendo um teólogo, mas levando-o ao pensamento aprofundado, uma vez que tinha
condições para desenvolver sua cognição?
Para o senso comum, isso é geralmente despercebido por causa
da natureza que às vezes trazem.
Muitos dos tais estão em certo sentido em sofrimento e por
vezes não estabelece um senso crítico avaliando as circunstâncias que estão
envolvidos.
Veja, não estou desmerecendo a luta das suas conquistas
quando se valia da sua formação ao nível superior de formação, entretanto, a diferença
de realidade ao que vive em relação a maioria daqueles que os cercam.
Eles irão lutar com todas às suas forças em razão de estarem
inteiramente de suas paixões que podemos assim definir, dos seus confortos.
Se considerarem a máquina financeira que os protegem, jamais
irão passar por necessidades. É só seguir às regras impostas pela organização e
tudo corre no seu devido lugar.
As vezes não está tanto no querer, mas no que pode influenciar
da significação do viver bem.
Existe outro efeito que podemos demonstrar também, que é o
jogo de ganhar quando mostra o que estão fazendo para um objetivo definido. Façamos
tudo em “prol” do homem e conseguiremos os resultados esperados.
O que queremos dizer com isso? Veja, meus caros, para continuar
recebendo às benesses do jogo, você precisa abrir a mão no intuito de ajudar o
próximo, e há um intercambio paralelo.
Segundo o essencial determinada pela teoria funcionalista, Émile Durkheim (1858 – 1917) “é um dos
representantes do pensamento conservador. Sua teoria faz a defesa da ordem
social dominante, do chamado ‘status quo’. Não menciona a necessidade de
mudanças, reformas ou muito menos revoluções. Seguindo a linha de pensamento de
Durkheim, a escola, assim como as
demais instituições sociais, tem a função de imprimir sobre as
novas gerações valores morais e disciplinares que visam à perpetuação da
sociedade tal como ela está organizada quanto à ordem e no respeito aos poderes dominantes”.
O problema que nós encontramos não se trata nos teólogos, contudo
na condição imposta aos irmãos, uma vez que na religião cristã, deveriam ao
menos por cristianismo uma igualdade quando se trata de benefícios.
Alguns poderiam alegar: “eles são os administradores da obra”.
A igreja primitiva não só partia o pão juntos e fazendo orações, mas vendiam as
suas propriedades e outras coisas e dividiam o dinheiro com todos, de acordo
com a necessidade de cada um. (Atos 2. 42 e 45).
Não estamos aqui dizendo que se deva vender das suas propriedades
que adquiriram com ‘esforços’, mas ao menos igualdade ao que se refere a livre concorrência
justa.
Poderiam outros dizerem: “mas eles são estudados e cultos”.
Ora, meus caros. Eles são o que são por muitos deles tiveram às
oportunidades. Não estamos aqui dizendo
que todos nasceram em berços de ouro e são burgueses, mas muitos deles.
“Os sociólogos franceses, Pierre Bourdieu (1930 – 2002) e
Jean-Claude Passeron (1930), ... As elites possuem um determinado patrimônio cultural
constituído de normas de falar, vestir-se, de valores [dinheiro e bens no geral], etc.”.
A crítica que fazemos não está relacionado diretamente aos
membros da igreja em si, mas aos rituais
de ‘sobrevivência’ dos ditos teólogos.
“Os rituais são atos
repetitivos, que rememoram o acontecimento inicial da história sagrada de determinada cultura”.
Os pastores podem se sentirem ofendidos quanto o direcionamento
a eles, entretanto, normas estabelecidas pela própria Escritura Sagrada
determinam uma igualdade no contexto religioso diante de condições de divisões.
Temos que entender que no jogo da sobrevivência existem duas
coisas diferentes: uma é a fé quanto a ligação do homem a Deus; e outra é a
religião formada pelo o homem em função de constituição de dogmas das quais
fizeram para formá-la pra si.
“A religião é uma obra
humana através da qual é construído um cosmo sagrado” (BERGER apud FILORAM
& PRAND, 1999; p. 267).
Mesmo que alguns possam dizer que a fé também é humana, ela transcende
o compreensivo, o lógico da razão, pois ela alcança uma transformação naquilo
que o indivíduo almeja.
E antes de alguém diga: “mas Santo Agostinho falou da
religião ligada, porque liga o homem a Deus”. Mesmo assim, isso foi formado pelo
homem.
A ligação intrinsicamente é entre o ser humano e Deus na sua
forma individual. Veja o que o próprio Jesus disse: “Entra no teu quarto e fechada
a porta adorarás ao teu Pai, e teu Pai que está em secreto te recompensará”.
Não estamos aqui querendo dizer que não possa existir a
igreja, mas conceituar de forma clara os erros resultantes da consciência que
já se formaram e das suas lutas que já estão composta na burguesia – pastoral.
É indubitavelmente, lendo que entendemos que há uma
referência bíblica na composição do medo se não fizer isso ou aquilo.
Deus têm realmente das suas normas, mas Ele não trabalha com
o sistema do medo, mas do amor de onde vem sua natureza.
Talvez você pense que houve muitos esforços dos ditos,
contudo, você sabia que na aura da história, alguns burgueses tomaram terras
que pertenciam aos colonos? Talvez você pensa que ele estuda história e
dissolver-se no campo da incredulidade. Você sabia que para consolidar o
domínio na região amazônica, os portugueses ergueram inúmeros fortes e fundaram
um sem-número de missões religiosas?
(Brasil 500 anos, 1999, p. 195).
Embora que por causa de muitas guerras e conflitos vieram
esses tratados de ‘paz’, o que outrora os homens queriam eram verdadeiramente
ocupar espaços de outros já estabelecidos no local.
Vemos aqui fortes indícios jesuíticos e de outras ordens
religiosas como dos franciscanos, carmelitas e Companhia de Jesus.
O objetivo que nos contam à história era no desenvolvimento
do saber para os ditos povos colonos bárbaros, mas após isso, um sistema de
tributos, quer seja fiscal, quanto religioso afim de conduzir a máquina – os burgueses
(padres – teólogos e administradores).
Pode até ser doída a verdade, mas não
é suposição, é verdade.
E o clero alto quer permanecer no poder para usufruir do que
a administração vos dar: casa, comida, carro novo, bem-estar etc. E quem não quer,
né verdade? Abandonaríamos do conforto, dos prazeres? Duvido disso!
A instituição trabalha para promover o conforto para classe
burguesa – pastores e padres.
A “ralé”, “os colonos” ou “bárbaros”, trabalham e são induzidos
a permanecer em suas funções nas igrejas para compor o quadro da continuação dos
confortos dos mesmos.
Eles ‘irmãos’ (‘ralé, colonos ou bárbaros’) brigam por eles,
uma vez que não se apercebem disso, pois não lhes são mostrados os fatos de
maneira mais claras.
A questão aqui não se faz presente de raiva ou de ódio, visto
não almejo nenhuma vantagem entre eles e muito menos seus cargos. Entretanto, o
que almejamos é consolidar a verdade.
Se você olhar com mais afinco e com um senso crítico irá perceber
essa diferença.
Por sinal, no dia final os que estão ligados mais aos poderes
institucionais irão ficar do lado dela e não do lado de Jesus Cristo.
Pensarão que estarão defendendo à igreja de Jesus Cristo, mas
Ele pesará os valores guardados sobre cadeias escuras. “Meu reino não é deste
mundo!”.
Por fim, aos escolhidos dirá: “Vinde benditos de meu Pai” e
aos contrários dirão: “Apartai-vos de mim, malditos para fogo eterno, pois tive
fome, sede e nu e não me deste de comer, beber e não me vestistes”.
Assim será e assim será cumprido.
http://igrejaremanescente-igrejaremanescente.blogspot.com.br/* Serão permitida reprodução total quanto parcial, onde poder ser incluídos textos, imagens e desenhos, para qualquer meio, para sistema gráficos, fotográficos, etc., sendo que, sua cópia não seja modificada nem tão pouca alterada sua forma de interpretação, dando fonte e autor do mesmo. P.Galhardo.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
A verdade é doce, porém doe. A abelha produz mel que é gostoso ao paladar, mas sua picada causa dor.