segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

As Atividades da Esa No Espaço Mapeando Marte



Mapeamento de Marte
  

MAPEAMENTO DE MARTE

04 de fevereiro de 2013
Quase 90% da superfície de Marte foi mapeado pela câmera de alta resolução estéreo em Mars Express da ESA, que comemora 10 anos desde o lançamento em junho deste ano. 
O mosaico é composto por 2.702 faixas individuais da superfície marciana, até e incluindo a órbita da sonda 10 821 do planeta, que completou em 30 de junho de 2012.
No total, 87,8% da superfície foi mapeado em qualquer resolução, com 61,5% mapeada com uma resolução de 20 m por pixel ou melhor. O mapa é equatorialmente alinhados, o que significa que as regiões nos pólos aparecem distorcidas. 
O mapa fornece um registro de todos os locais observados pela câmera simultaneamente em vermelho, verde, azul e canais de Nadir.
As imagens que foram particularmente afetados pelos efeitos da poeira atmosférica ou não foram incluídos no mosaico. Estes efeitos são mais prevalentes na região mostrada no canto superior direito do mapa, como refletido pelo maior número de 'desaparecidos' peças lá.
A variação sutil em tons de cor são devido, em parte, às mudanças no conteúdo de poeira na atmosfera, mas principalmente devido à mudança na elevação solar como a nave espacial se move ao redor do planeta, experimentando condições de iluminação diferentes.
Após uma inspeção mais próxima, muitas bem conhecidas características geológicas são revelados. Para o canto superior esquerdo está Olympus Mons, o mais alto vulcão do Sistema Solar a mais de 21 km de altura. Uma cadeia de três vulcões que compõem os Montes Tharsis encontra-se logo abaixo e à direita.
Movendo-direita novamente descobre o maior cânion do Sistema Solar , Valles Marineris. Esta caverna gigante mergulha 10 km de profundidade e corre mais de 4000 km.
Assumindo que as condições atmosféricas boas coincidem com as órbitas apropriadas, os cientistas da Mars Express esperamos que eles possam preencher as lacunas restantes no mapa nos próximos anos.
Fonte:http://www.esa.int

Nenhum comentário :

Postar um comentário

A verdade é doce, porém doe. A abelha produz mel que é gostoso ao paladar, mas sua picada causa dor.