quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Tsunami Mata Várias Pessoas nas Ilhas Salomão Após Terremoto no Pacífico


Milhares de pessoas a deixarem suas casas ao redor do Pacífico Sul após o tremo de magnitute 8,0

Reuters
Um forte terremoto de magnitude 8,0 provocou um tsunami que matou ao menos cinco pessoas em uma região remota das Ilhas Salomão, nesta quarta-feira, 6, e levou milhares de pessoas a deixarem suas casas ao redor do Pacífico Sul, mediante alertas de tsunami emitidos por várias ilhas.
Técnicos investigam dados sobre terremoto no Pacífico - Rolex Dela Pena/Efe
Rolex Dela Pena/Efe
Técnicos investigam dados sobre terremoto no Pacífico
O tremor aconteceu 340 quilômetros a leste de Kira Kira, nas Ilhas Salomão, de acordo com o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, no Havaí, ao emitir o alerta para as Ilhas Salomão e outras nações do Pacífico Sul, incluindo Austrália e Nova Zelândia. Posteriormente, o alerta foi suspenso.
Um tsunami medindo 0,9 metro atingiu a cidade de Lata na distante ilha de Santa Cruz, alagando alguns vilarejos e o principal aeroporto da cidade. Moradores buscaram refúgio em locais elevados.
Mais de três dezenas de réplicas do tremor, com magnitudes de até 6,6, atingiram a região nas horas seguintes ao terremoto, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.
A diretora de enfermagem do hospital de Lata, Augustine Pilve, disse à TV da Nova Zelândia que cinco pessoas morreram, inclucindo um menino de mais ou menos 10 anos. Ela acrescentou que mais mortes podem ter acontecido e que as autoridades estão vasculhando três vilarejos que também podem ter sido atingidos.
As Ilhas Salomão, que ficam no "Anel de Fogo do Pacífico", foram atingidas por um tsunami devastador após um tremor de magnitude 8,1 em 2007. Ao menos 50 pessoas morreram e dezenas ficaram desaparecidas naquela tragédia, que destruiu mais de 13 vilarejos. 
Nota: Outro dia eu havia alertado que poderia haver um Tsunami em algumas regiões; e houve nas ilhas Salomão no Pacífico;  porém à tragédia não demorou muito e matou algumas pessoas. E isso é para ver que, estamos de olhos abertos, nos boletins enviados via satélites para que o mundo fique alerta.
Fonte:www.estadao.com.br


Nenhum comentário :

Postar um comentário

A verdade é doce, porém doe. A abelha produz mel que é gostoso ao paladar, mas sua picada causa dor.