quarta-feira, 27 de março de 2013

Carta à Igreja de Tiatira



A cidade de Tiatira formosa pelo seu comércio. “Uma daquelas mulheres que estavam nos ouvindo era Lídia, uma vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira. Ela adorava a Deus, e o Senhor abriu a mente dela para que compreendesse o que Paulo dizia.” (Atos 16.14). Púrpura era um artigo de luxo nessa época, isso nos mostra que ela tinha boa posição social e financeira. Perceba que ela não era judia, mas seguia essa religião e adorava a Deus.


A carta à igreja Tiatira podemos dizer, que recebeu de Deus a mais dura advertências e exortações. Essa igreja destacou-se tanto que recebeu muitos elogios, porém foi severamente repreendida. Um período histórico da igreja, que formou um nome aterrorizador chamado de Idade Escura ou Igreja da Idade das Trevas. Esse período foi de 500 a 1517 d.C. A Palavra de Deus nos diz que Jesus tem “olhos que brilham como o fogo e pés brilhantes como o bronze” (Apoc. 2.18). Isso quer dizer que, seus olhos perscrutam, ou seja, vê tudo que ninguém pode ver. Olha o que é de mais profundo dentro das intenções humanas; e nada passa sem ser percebido aos Seus olhos.

Nesse tempo o fervor espiritual dos cristãos sinceros, foi substituído por uma igreja com o ar de nobreza e clerical que queria forçar seus interesses aristocrata e corrupto aos fiéis, através de guerras e perseguições abruptas. As letras Santas foram abandonadas e o mundo grego romano invadiu o primeiro século, mesmo tendo as inspirações que poderiam ser lidas pelo povo, essa era medieval, onde as letras foram escondidas nos mosteiros e a população ficou na ignorância. Jesus chama-a de Jezabel porque tolera esses pecados, isto é, imoralidades, perversidades, mentiras e idolatrias. (I Reis 16.29-31; 18.19; 21.25-26; 2 Reis 9.22).



A Igreja na Idade Média – era uma igreja sem ser espiritual e sem acesso à Palavra de Deus (Bíblia), ela era apostata de prostituição. Satanás conseguiu até certo ponto seus desígnios e sua atuação diabólica e macabra; induzindo os clérigos ao engano e fazendo deles o que queria para comandar de forma corrupta e perversa essa igreja cristã. Induzira aos erros e ensinos falsos! Veja: - O dia sagrado é o domingo (sabemos ser o sábado Êxodo 20.8-11); - Confissão auricular (Só Deus (Jesus) perdoa pecados); - Imortalidade da alma (“A alma que pecar essa morrerá”); - O celibato clerical (Não existe na Bíblia tal ordem, há não serem os que se fizeram castos); - O sacerdócio de Cristo substituído por um de homem na terra (somente Jesus é mediador); - A mediação de pessoas mortas (Uma vez já morto, dorme!); - A transubstanciação; o batismo por aspersão (batismo deve ser por submersão); - Uso de velas; - invocação aos santos; reza pelos defuntos (eles não ouvem); - culto dos santos; - salvação pelas obras; - o batismo de crianças (Jesus foi criança e se batizou com 30 anos); substituição da língua da igreja local por umas línguas desconhecida da população o latim; - água benta (não existe água santa, o batismo é um símbolo de limpeza); - substituição da Bíblia por tradições humanas estranhas e invencionices; - monasticismos, roupas sacerdotais (essas roupas usadas para os sacerdotes foram anuladas na cruz); penitência (essas formas de auto-fragelamentos não podem ser aceito, por a salvação ser pela graça); entre outros cúmulos.


                                                  Foto da idade média
A carta para à igreja Tiatira reflete uma igreja infiel à legitimidade da Bíblia Sagrada; tanto é que, Jesus chama-a de Jezabel. Muitos cristãos no passado tentaram reverter essa situação levantando homens fiéis e sinceros, alguns deles aqui: Lutero, Jonh Huss, São Francisco de Assis, entre outros. O fogo como no passado e hoje é, na sua maioria das vezes, associado ao poder do Espírito Santo, mas este não é o único símbolo que o fogo representa, João Batista dizia ser como juízo vindouro, por anunciar Jesus como fogo consumidor, Um que faz juízo justo, um que tem pés de bronze para esmagar os inimigos injustos, tudo isso figura simbólica da sua autoridade, força e justiça.


Essa igreja cristã pagã negra, não é a igreja que Jesus queria que fosse. Hoje vemos às igrejas cristãs contemporâneas lançando outras heresias anti-escriturísticas, Teologia da Prosperidade, Teologia dos lucros admitidos, e ainda em algumas, às mesmas heresias pagãs passadas.

Por causa de tantas heresias que houvera e que está acontecendo hoje, Deus levantou homens para a reforma da igreja que passou a ser chamada de igrejas protestantes. Em nenhum momento da história Deus tolerou e nunca tolerará os erros para seus fiéis remanescentes. Os valdenses eram esses remanescentes que não aceitavam essas coisas pecaminosas. Tinham como líder Pedro Valdo, por volta do ano 1250, onde começou no sul da França, uma revolta contra essas prosperidades da igreja cristã medieval, porque eles queriam através de costumes pagãos, dominações territoriais e financeiras adquirirem tesouros. Eles depois de um tempo de perseguições juntaram-se ao movimento da reforma, em 1532. João Wyclife um dos que traduziu à Bíblia para o inglês.

Pedro ValdoJonh Wyclife




Os lombardos eram pregadores leigos que seguiam João Wyclife. E eles pregavam que não deveria adorar imagens e condenavam veementemente a adoração das mesmas. Muitos foram até, perseguidos e mortos, transformando-se em mártires.
Com todas essas guerras e torturas há esses homens santos mártires, houve quem fizessem que a igreja tivesse uma sacudidura e os reinos e as nações medievais perecessem para sempre, ficando somente na história, tanto que, a igreja cristã houvesse expandido e santificada, para um grande período reformador, conhecida como uma reformar cristã protestante. Protestou o que estava errado!


Lombardos


Ninguém conhece melhor à história do que o próprio Deus, que é o dono da eternidade. Ele faz segundo o que lhe apraz e conforme Seu prenuncio. A igreja esteve numa grandes trevas, porém raiou o dia, e a estrela da manhã brilhou. (Apocalipse 2.28). Deus conhecia os desejos do inimigo, a serpente enganadora, o diabo e sua influência na humanidade, como também sua sedução. É muito perigoso querer juntar-se aos valores do mundo, pois “o mundo jaz do maligno” Jesus disse: “Que não tinha nada de parte Dele”, não podemos aceitar às normas morais que o mundo nos apresenta, isso seria ser contra a vontade de Deus, expressa em Sua Palavra Sagrada escrita – Bíblia.


O cálice da amargura houvera por a igreja afastar-se de Deus, peste bubônica, a guerra dos 100 anos entre Inglaterra e França a peste negra e por ai vai. Hoje vemos a igreja cristã admitindo erros que não serão tolerados por Deus. E como já vemos guerras, rumores de guerras, homossexualismos, doutrinas fantasiosas, pestes, AIDS, cânceres etc. E vai piorar! Assim diz o Senhor: “Não estou no meio dos erros admitidos”.
Peste bubônica
Peste Negra    



A esperança está na volta de Seu filho – Jesus Cristo, o Rei vindouro, a Estrela da Manhã – um novo reino – uma nova terra. “Pelo contrário, vocês chegaram ao monte Sião e a cidade do Deus vivo a Jerusalém Celestial com os seus milhares de anjos”. – Hebreus 12.22. Que todos nós possamos alcançá-la. Amém! (G).



Nenhum comentário :

Postar um comentário

A verdade é doce, porém doe. A abelha produz mel que é gostoso ao paladar, mas sua picada causa dor.