segunda-feira, 13 de maio de 2013

A Criação da Bíblia - Parte 3


      
    A primeira parte da Bíblia Hebraica, o livro sagrado do povo judeu. Os cristãos o chamam de Antigo Testamento.

   A palavra “testamento” significa “acordo” ou “promessa”. Outra palavra com o mesmo significado dessas é “aliança”. Esta é uma palavra muito importante usada na Bíblia. O Antigo Testamento é chamado assim porque ele conta o acordo de Deus com o povo judeu. Os livros mencionam três grandes alianças em especial: como Noé, com Abraão e com Moisés.

                                            A Aliança do Arco-Íris


   O Livro de Gênesis, no Antigo Testamento, diz que, primeiramente, Deus fez uma aliança com Noé. A aliança foi feita quando houve o dilúvio. Deus conversou com vida Noé, sua família e os animais dentro de uma arca. O arco-íris foi o sinal da aliança.

   Deus disse: prometo que nunca mais os seres vivos serão destruídos por um dilúvio. E nunca mais haverá outro dilúvio para destruir a terra. Como sinal desta aliança que estou fazendo para sempre como vocês e com todos os animais, vou colocar o meu arco nas nuvens. O arco-íris será o sinal da aliança que estou o sinal da aliança que estou fazendo com o mundo.

                                    Livros da Lei


Os livros do Antigo Testamento foram escritos e coletados durante mil anos antes do tempo de Jesus Cristo. Há vários grupos de livros.

                                    Livros Históricos




                          Livros Poéticos e de Sabedoria





                        Livros Profetas ou Proféticos



                        A Aliança das Estrelas do Céu


   O Livro de Gênesis conta à aliança que Deus fez com um homem chamado Abraão. Deus falou a Abraão e prometeu fazer dele o pai de uma grande nação, que traria a bênção de Deus a todo o mundo. Deus mostrou a Abraão o céu da noite e disse que Abraão teria mais descendentes do que as estrelas do céu.


                    A Aliança na Caixa de Ouro (Arca da Aliança)

O Livro de Êxodo, no Antigo Testamento, conta à aliança que Deus fez com um grande líder chamado Moisés. Essa aliança dizia que o povo seria o povo de Deus. No centro da aliança, encontravam-se os Dez Mandamentos. Os Mandamentos foram escritos em tábuas de pedra e guardadas numa caixa de madeira revestida de ouro, que era chamada de arca da aliança.
Aqui, os sacerdotes põem as tábuas sobre as quais as leis estavam escritas na arca da aliança.
As estrelas vistas à noite são tantas, que ninguém é capaz de conta-las.



Curiosidades:

Você sabia? Ninguém sabe o que aconteceu com a arca da aliança. É possível que tenha sido levada do Templo de Jerusalém quando a cidade foi conquistada pelos babilônicos, centenas de anos depois do tempo de Moisés. Quando a Babilônia invadiu Jerusalém no ano 605 a.C.; outros acreditam que quando Moisés foi transladado para os céus à arca fora junto.

“O cristão pode tomar nas mãos toda a Bíblia e dizer sem temor ou hesitação que tem nelas a verdadeira Palavra de Deus, transmitida sem perda importante de geração a geração através dos séculos.”

“Os mais famosos manuscritos hebraicos do Antigo Testamento são os recentemente descobertos Rolos do Mar Morto. Eles são também decididamente os mais antigos, com data que chega ao tempo de Cristo e mais remota ainda.” (Maxuell A. Grahan. Você p. Confiar na Bíblia? pág. 12).

Com informações: S.B.B.

Conclusão: Quando você duvidar que a Palavra de Deus seja, ou não a verdade, pense o seguinte: Disse Jesus: “Sim, na verdade sou Eu. E espero que João creia”. João Batista estava em dúvida se Jesus Cristo era o Messias que ele havia anunciado e a resposta foi “sim”. A resposta para nós hoje é, “a minha Palavra é a verdade”. Amém!




    


                
                            

Nenhum comentário :

Postar um comentário

A verdade é doce, porém doe. A abelha produz mel que é gostoso ao paladar, mas sua picada causa dor.