Mars Reconnaissance Orbiter da NASA revelou aos cientistas delgado marcas escuras - possivelmente devido à água salgada - que o avanço sazonalmente pelas encostas surpreendentemente perto do equador marciano.
"A região da superfície equatorial de Marte tem sido considerado como seco, livre de água líquida ou congelada, mas talvez seja necessário repensar isso", disse Alfred McEwen, da Universidade do Arizona em Tucson, principal pesquisador do Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) Alta Experiment Resolution Imaging Science (HiRISE) da câmera.
Rastreamento como essas características se repetem a cada ano é um exemplo de como a longevidade de sondas da NASA observando Marte está fornecendo informações sobre as mudanças em muitas escalas de tempo.Pesquisadores da reunião da União Geofísica Americana terça-feira em San Francisco discutida uma gama de atividade marciana atual, a partir de crateras frescos que oferecem vislumbres de subsuperfície de gelo para os padrões de vários anos na ocorrência de grandes tempestades de poeira regionais.
As mudanças sazonais dos fluxos de superfície foram relatada pela primeira vez há dois anos na encosta sul de latitude média. São características semelhantes a dedos, normalmente menos de 16 pés (5 metros) de largura que aparecem e se estendem para baixo, encostas rochosas íngremes durante a primavera com o verão, em seguida, desaparecer no inverno e retornar na primavera seguinte. Encostas recentemente observados esticar o tempo que 4.000 pés (1.200 metros).
McEwen e co-autores relataram os fluxos equatoriais na conferência e em um artigo publicado online terça-feira pela revista Nature Geoscience. Cinco sites bem monitorados com essas marcas estão em Valles Marineris, o maior sistema de cânion do sistema solar. Em cada um desses locais, as características aparecem em ambas as paredes norte e sul-revestimentos.Nas encostas voltadas para o norte, eles são ativos durante parte do ano, caso as encostas obter o máximo de luz do sol. As contrapartes nas encostas viradas a sul começar a fluir quando as mudanças temporada e mais luz do sol atinge o seu lado.
Veja mais aqui: NASA Mars
Nenhum comentário :
Postar um comentário
A verdade é doce, porém doe. A abelha produz mel que é gostoso ao paladar, mas sua picada causa dor.