Ainda hoje
existe uma controvérsia sobre quem é Jesus Cristo dado ter nascido de uma
mulher, e, portanto, é humano.
Sendo um ser
igualzinho a nós, alguns acham que isso já demonstra que Ele não poderia ser
superior em nada aos outros homens.
Ainda também
outros acreditam que se Ele é primogênito. Então é filho no fundo porque quem é
primeiro e isso, na premissa, já demonstra o mesmo que nós.
O que muitos
não entendem, são suas alegações: - Quando o filho do homem vier como Rei, com todos os anjos, ele se sentará no seu
trono real. ” (Mateus 25.31). Ora, se fosse somente um homem comum, como
poderia vir com os anjos? Isso não demonstra que Ele tem glória uma vez que se destaca como Rei?
O Apóstolo
João em seu testemunho destaca que no começo aquele que é Palavra de vida já
existia. E que ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra
estava com Deus. E por meio dela, fez todas as coisas existir e nada poderia
ser tido feito se não por ele e ela. (João 1.1-3). Não parece que é criador, pois fez tudo segundo o
relato?
Pedro diante
do Conselho Superior quando pregava que Jesus Cristo havia ressuscitado, fez
com que muitos cressem na sua mensagem. Então diante disso, levaram-no para conversar
com as autoridades. Lá relata o que as Escrituras Sagradas já haviam dito: “A
Pedra que vocês, os construtores, rejeitaram veio a ser a mais importante de todas.
” (Salmos 118.22). Mas não é só para por aí. Disse que a salvação só pode ser
conseguida por meio dele. Pois não há no mundo inteiro nenhum outro que Deus
tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos. (Atos 4.11
e 12).
Se a
salvação dos homens pertence a ele, então não parece ser salvador?
Entretanto,
não vemos somente essas coisas, mas presenciamos nos testemunhos mais coisas: “O
Pai não julga ninguém, mas deu ao Filho todo o poder para julgar. ” (João
5.22). Nos tempos antigos (no contexto israelitas) só quem poderia julgar seria
um Rei.
Porém, para
não permear nenhuma dúvida, vamos aos fatos: “Em seguida vi o céu aberto, e
apareceu um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e combate com justiça.... Na
capa e na perna dele estava escrito este nome: ‘Rei dos reis e Senhor dos senhores. ” (Apocalipse 19.11-16).
Quando envia
as sete cartas uma revelação para as igrejas, afirmar ser o Alfa e ômega, diz
ser o Senhor Deus o Todo Poderoso, que é, que era e que há de vir. Dando a
entender que seria o princípio e o fim,
pois usa duas letras gregas que se inicia e termina o alfabeto grego.
Todas essas
alegações estão de comum acordo com o Pai em substância uma vez que se iguala em tudo: Glória; Criador;
Salvador; Juiz; Rei; Rocha (pedra) e por fim, Princípio e Fim.
Muitas vezes
na Bíblia é usada a palavra Deus para demonstrar que é uma referência a uma
divindade, para que os homens possam entender que é um ser superior; mas essa
palavra vem designada com a expressão Heloim; onde dá abrangência a outro ser –
o Filho, porque é uma palavra plural. Mesmo sendo essa palavra o plural de
Echad, isso quer dizer uma unidade composta numa fusão de igualdade, como um
homem e uma mulher ao casar tornar-se uma única carne, mesmo sendo duas pessoas
distintas.
Conquanto, muitos
ainda assim duvidem disso, os relatos mostram quem seja ele.
Nos testemunhos
do profeta Isaías, ou seja, sua revelação que haveria de vir um Messias que
seria um Deus conosco (Isaías 9.6); o próprio anjo anunciara que viria um
menino que iria salvar seu povo. (Mateus 1.21); e que ele seria reconhecido
pelos homens como Deus. Tomé alegou isso! (João 20.26-28); mas não temos
somente esse relato, pois os próprios judeus duvidaram, entretanto, afirmaram
que somente Deus pode perdoar pecados; dando a entender que no mínimo teria que
ser um Deus para fazer tal ato. (Lucas 5.21); e mais: queriam mata-lo porque no
entendimento deles (judeus), Ele estava se igualando ao Pai (Deus). (João 10.33).
Ele mesmo
fez isso quando disse ser o “EU SOU” (João 8.58 e 59).
Dito isso, estava
igualando-se em tudo ao Pai porque essa expressão somente era aplicada ao Yhahew
(Eterno). (Êxodo 3.14).
E para que
não houvesse nenhuma dúvida disso, o próprio Pai (o Eterno), o chama de Deus.
(Hebreus 1.8). E ainda mandou que todos os adorassem começando pelos anjos.
(verso 6).
Obviamente
aquele que pode tudo, poderia ser o primeiro em tudo. Ou seja, o primogênito de
tudo que existe e que existiu. Quando olhamos com mais cautelas percebemos que
mesmo tendo uma missão, ele era maior que isso. Veja: “Ele, o primogênito
(primeiro filho), é a revelação visível do Deus invisível; ele [Jesus] é superior a todas as coisas. ” (1
Colossenses 1.15). Ora, o texto é muito claro a sua referência quanto
superioridade, e não há dúvida para isso!
Embora
alguns aleguem ser ele homem comum e isso é certo como ter nascido em carne,
porém, mesmo sendo humano, era superior uma vez que ofuscou sua divindade, isto
é, camuflou-a.
Sua natureza
como Deus não poderia ser revelada completa, pois nenhum homem a suportaria
como glória. Seria o mesmo que o sol descesse aqui, e, achegar-se entre nós,
não nos queimaríamos com seu resplendor? Claro que sim!
Quando é
relato que ele é o primogênito dos mortos, não está alegando ter sido o primeiro
a ressuscitar, porque o filho de uma viúva surgiu primeiro que ele. (Lucas
7.11-15); e que depois um homem chamado Jairo chega a ele e pede ajuda que sua
filha estava morrendo, e acontece mesmo, onde após os fatos ocorridos ressuscita.
(Lucas 8.41 e 42, 49-55); até que chega ao túmulo de Lázaro e mandando tirar a
pedra colocado na entrada, ressuscita-o. (João 11.38-44).
Obviamente
ser o primeiro entre os mortos não nos dá o direito de pensarmos ter sido o
primeiro a ressurgir entre os mortos.
A
primogenitura era uma referência de importância de nobreza, isto é, um título
real aqueles que poderia representar um Deus na terra. Ora, ninguém que se
prese vai enviar uma pessoa que no mínimo não tenha credencias para representa-lo
de maneira que o eleve.
Assim foi Davi quando foi dito ser ele primogênito, e
olhe que ele não era o primeiro filho de Jessé. Mas, recebeu o título de
nobreza de primogênito. (Salmo 89.20,27).
No antigo
Israel aqueles que nascessem primeiro tinha o direito as regalias que o pai pudesse
deixar. Mas essa palavra, não está somente relacionada aos direitos legais de
prêmio, mas ao Status quanto a uma representação de autoridade máxima.
A palavra
grega prototekos revela o sentido de direitos máximos. Não é uma expressão
somente na cronologia humana familiar, mas seu sentido revela-nos sua
autoridade no sentido pleno.
Quando
Felipe pede para conhecer o Pai, Jesus surpreendesse, pois sabia que era
primogênito do Pai em autoridade máxima, isto é, substância (Valor, autoridade, polpa, valimento). (João 14.9).
Entretanto,
alguns podem alegar ser mesmo filho no sentido de ter surgido do Pai, porque no
fundo seria uma criação do Pai revelado aos homens, visto a expressão unigênito
refere-se único criado.
Na verdade,
o termo unigênito vem do original grego, monogenes, que significa o único na
espécie em toda a criação. Contudo, isso não significa ter sido criado, uma vez
que ser de carne não quer dizer que não possua a divindade inserida em si.
Princípio significa
começo, mas não no começo de ser criado, mas aquele que é a origem de tudo,
pois a referência grega usada é arché, isto é, o começo do mesmo.
A existência
de tudo que há, só existem porque ele é a origem. (Apocalipse 3.14 e João 1.3);
A origem de
tudo fez as coisas para que elas passassem a existir assim como ele já existia.
(Colossenses 1.16,17 e Hebreus 11.3).
Conclusão
Jesus Cristo
não passou a existir porque ele era a existência. E aquilo que é, não passou,
mas está presente. O fundamento de tudo, é que se tudo existe é porque teve um
ser superior que fizesse que tudo surgir-se do nada. Conquanto pareça que não
havia o nada no sentido do absoluto, em o nada já havia o sobrenatural ser –
Jesus Cristo, da qual fez tudo do nada que conhecemos.
Não podemos definir
um Deus na sua totalidade porque não possuímos capacidade mental para tal
definição. Nossa incapacidade está além da mente humana, pois não podemos
traduzir ao pé da letra, o invisível eterno na forma concreta do seu ser. O que
podemos relatar é somente o que nos foi revelado nas Escrituras Sagradas; e o
que passar disso, é mera conjectura, porque uma glória só pode ser entendida
além de outra glória. Então para compreendermos bem sua forma concreta, teremos
que sermos glorificado. Que todos nós
possamos chegar até lá! [G].
Um blog abaixo da média, mas além dos fatos.
http://igrejaremanescente-igrejaremanescente.blogspot.com.br/* Serão permitida reprodução total quanto parcial, onde poder ser incluídos textos, imagens e desenhos, para qualquer meio, para sistema gráficos, fotográficos, etc., sendo que, sua cópia não seja modificada nem tão pouca alterada sua forma de interpretação, dando fonte e autor do mesmo. P.Galhardo.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
A verdade é doce, porém doe. A abelha produz mel que é gostoso ao paladar, mas sua picada causa dor.