sexta-feira, 2 de agosto de 2013

OS PAPAS CARREGAM NAS SUAS VESTES SÍMBOLOS DA DEUSA VÊNUS

O mito do nascimento conta que surgiu de dentro de uma concha de madrepérola, tendo sido gerada pelas espumas (aphros, em grego). Em outra versão, é filha de Júpiter e Dione. Era considerada esposa de Vulcano, o deus manco, mas mantinha uma relação adúltera com Marte.
Vênus foi uma das divindades mais veneradas entre os antigos, sobretudo na cidade de Pafos, onde o templo era admirável. Tinha um olhar vago, e cultuava-se o zanago dos olhos como ideal da beleza feminina. Possuía um carro puxado por cisnes.
Vénus possui muitas formas de representação artística, desde a clássica (greco-romana) até às modernas, passando pela renascentista. É de uma anatomia divinal, daí ser considerada pelos antigos gregos e romanos como a deusa do erotismo, da beleza e do amor
    Foto do Papa Bento XVI com uma concha na roupa da deusa vênus


   Papa Francisco com uma estampa da concha na roupa da deusa vênus

  Com informações do  Wikipédia e Adventismo em Foco

5 comentários :

  1. Na verdade não é uma concha a concha mas sim uma viera, símbolo de S. Tiago Maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Entendi mais faz parte da mesma família! Afinal tanto uma como a outra são parecidas. Veja isso: http://www.adventurezone.com.br/blog/simbolos-do-caminho

      Excluir
  2. Olá!! Para um melhor esclarecimento,
    na liturgia católica, a concha faz referência à santo Agostinho.
    Faz referência a um dos textos de Santo Agostinho qdo ele fala da Trindade,
    onde usou da história em que um menino certa vez estava a tentar colocar toda a água do oceano num buraco na praia com uma concha, onde esse menino questionado e repreendido por Santo Agostinho que disse que isso era impossível, o menino lhe disse que isso seria mais fácil ele - o menino - conseguir colocar toda a água do oceano naquele buraco que Santo Agostinho entender todo o mistério da Santíssima Trindade... Por isso, a concha na liturgia católica sempre é para se fazer referência ao mistério da Santíssima Trindade.
    Diga-se de passagem que esse era um dos santo de devoção preferidos de Bento XVI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não me deu a fonte, e isso não isenta o paralelo entre a Igreja Católica e a deus Vênus. O por que uma igreja tem um ministro famoso, nós deixaríamos ele ficar nu no púlpito? Não seria coerente certo!

      Excluir

A verdade é doce, porém doe. A abelha produz mel que é gostoso ao paladar, mas sua picada causa dor.