Cometa C/2012 S1 foi descoberto em setembro de 2012 pelos astrônomos russos Vitali Nevski e Artyom Novichonok usando dados do Scientific Optical Network International (ISON). Por essa razão, é também conhecido como o cometa ISON. Este cometa está em um encontro próximo com o Sol em 28 de novembro de 2013 (dia de Ação de Graças em os EUA), quando ele vai passar a uma distância de apenas 2,7 raios solares do centro do sol. Desde Comet ISON foi descoberto até agora para fora, para além da órbita de Júpiter, e vai passar tão perto do Sol, muitos pensam que isso poderia vir a ser um grande cometa. Uma série de missões solares SOHO, inclusive, está planejando uma campanha de observação para observar o cometa que passa pelo sol.
LASCO C2 e C3 coronógrafos do SOHO são esperados para ter uma visão do cometa que passa através de seus campos de visão, como mostrado abaixo. Do ponto de vista da SOHO o cometa entra a partir do canto inferior direito início em 27 de novembro e sai em direção ao topo, perto do final de novembro de 30.
As informações trajetória desta página são baseados em estimativas preliminares da órbita do cometa ISON. À medida que mais observações do cometa são coletados, essas estimativas orbitais será melhorado ao longo do tempo.
Fonte: ISON vs the Sun
Nenhum comentário :
Postar um comentário
A verdade é doce, porém doe. A abelha produz mel que é gostoso ao paladar, mas sua picada causa dor.