quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O Dízimo e os despojos



Para chegarmos numa melhor compreensão a respeito do dízimo, vamos primeiro definir a palavra "despojo" .

Significado de Despojo
s.m. A pele e as penas dos animais e as folhas das plantas depois que caem ou são arrancadas.

S.m.pl. Restos.

Espólio. Militar Tudo o que se toma ao inimigo; presa.

Despojos mortais, o cadáver, os restos mortais de uma pessoa.

Sinônimos de Despojo
Sinônimo de despojo: espólio
Definição de Despojo:Classe gramatical de despojo: Substantivo masculino e Substantivo masculino plural
Separação das sílabas de despojo: des-po-jo
Plural de despojo: despojos.

Fonte Dicionário online
Substantivo
Singular Plural
Masculino despojo despojos
des.po.jo, masculino
ato ou efeito de despojar
conjunto de bens apreendidos (numa guerra) ao inimigo; espólio
parte de revestimento ou [adorno] que se desprende após sujeição a violência ou à passagem do tempo
[editar]Forma verba

Fonte:Wikiciónario

Não sei se vcs perceberam! Mas despojar em outras palavras é tomar as coisas ou bens de alguém quando se está numa guerra. Logo esses bens, equivalem: 1) Tesouro guardado, prata, ouro, dinheiro etc; seria incoerência pensar q, os reinos antigos não possuíam dinheiro.

2) Tomar posse de um corpo ou resto mortal de uma pessoa. Exemplo: Parentes q morreram em combate.

3) O q ficam no chão ou caem das coisas. Restantes!

Vamos agora entrar num assunto importante: "Os despojos" de Abraão. O autor de hebreus passa a falar sobre Melquisedeque, de cuja ordem de sacerdócio faz parte o Grande Sacerdote Jesus q opinião minha parece ser Ele mesmo. (Hb. 5.6,10; 6.20). O autor se baseia no relato de Gênesis 14. 17-20.

 Veja: "Depois que Abrão voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele, saiu-lhe ao encontro o rei de Sodoma, no vale de Savé (que é o vale do rei). Ora, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do Deus Altíssimo;e abençoou a Abrão, dizendo: bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra!

E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo." Percebeu? Abraão havia dado o dízimo de "tudo". Ora se vc tá numa guerra e consegue todo o domínio, é óbvio, q,nesse poder completo q vc adquiriu está: Ouro, prata, dinheiro etc. Então pensar que Abraão não deu o dinheiro como parte do dízimo é um erro gravíssimo na hermenêutica escriturística.

 Observe no verso seguinte onde o rei diz, preste bastante atenção! Veja:"Então o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas; e os bens toma-os para ti." Percebeu?

"Os bens", Ora, isso é mais q claro q,havia dinheiro tbm! Prova disso é são os versos seguintes, veja: "Então o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas; e os bens toma-os para ti. Abrão, porém, respondeu ao rei de Sodoma: Levanto minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra,jurando que não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu, nem um fio, nem uma correia de sapato, para que não digas:

 Eu enriqueci a Abrão; salvo tão somente o que os mancebos comeram, e a parte que toca aos homens Aner, Escol e Manre, que foram comigo; que estes tomem a sua parte."

(Gênesis 14.21-24). Perceba q, Abrão fala da parte q pertence aos homens, Aner, Escol e Manre.

 Voltemos agora para Hebreus q, fala desse sumo-sacerdote Melquisedeque. Veja o que Salmo nos diz: "Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque." (Salmo 110.4) Por esse motivo é q chego a conclusão que esse sacerdote em ordem é um título referido ao próprio Jesus Cristo.

 Perceba que, Abrão dá o dízimo ao supremo-sacerdote. Pq acho ser Jesus? Não havia e não há ninguém maior do que Ele mesmo. Quando alguém precisava jurar ou fazer uma promessa, sempre jurava em nome de alguém, mais importante. Deus porém só podia jurar "pelo seu próprio nome". Daí penso ser Jesus o Sacerdote-mor!

E vendo o que diz em Hebreus 7.8 referente ao dízimo, veja:" No caso dos sacerdotes, a décima parte é recebida por homens q um dia vão morrer. Mas, no caso de Melquisedeque como dizem as Escrituras Sagradas, a décima parte foi recebida por alguém q continua vivo.

Portanto quando Abraão pagou a décima parte, Levi, cujos descendentes recebem a décima parte, também pagou. Pois Levi não tinha nascido, é, por assim dizer, ainda estava no corpo do seu antepassado Abraão quando este se encontrou com Melquisedeque."(Versos 9 e 10).

Concluindo, Os sacerdotes ...tem a obrigação de receber do povo a décima parte de tudo.

Números 18.21-32. Pensando em "despojo", sabemos agora ser tudo que pertencia a um reinado adquirido pelo seu opressor e quanto mais o dinheiro nele incluído.

Assim fica claro que, devolver o dízimo tem tudo haver com o dinheiro q as igrejas exigem dos fiéis que devolvam. Ficou claro! Que Deus possa nos dar forças para devolver o que Lhe pertence. Amém!

Um comentário :

  1. Aqueles que almejam deixar seus comentários devem publicar nomes, sem o anonimato, pois estes não serão aceitos... O Administrador do blogger.

    ResponderExcluir

A verdade é doce, porém doe. A abelha produz mel que é gostoso ao paladar, mas sua picada causa dor.