domingo, 27 de janeiro de 2013

Tragédia em Santa Maria - 231 Mortes no Rio Grande do Sul

                             Repercussão internacional da tragédia hoje pela manhã no Rio Grande do Sul. Confira: 

Um incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, deixou pelo menos 231 mortos e 131 de feridos, na madrugada deste domingo. Segundo o Corpo de Bombeiros, o uso irregular de um sinalizador durante o show de uma banda teria provocado a tragédia.
O incêndio teria começado às 2h30 da madrugada após uma faísca do sinalizador atingir o teto de isolamento acústico da boate. Mais cedo, a corporação havia sido divulgado o número de 231 vítimas fatais. O dado foi corrigido por volta das 14 horas. Entre as vítimas, estão 120 homens e 111mulheres.



Associated Press/RBS
Jovem desacordado é socorrido após incêndio em boate em Santa Maria, Rio Grande do Sul

Os bombeiros já controlaram o incêndio na casa, que está localizada na rua Andradas, número 1925, mas ainda faz o trabalho de rescaldo. Equipes no local dizem que a estrutura do prédio ficou destruída e corre risco de desabar. No local, era realizada uma festa universitária e a casa estava lotada com muitos jovens e adolescentes. Estima-se que mais de 2.000 pessoas participavam da festa.
"É preciso enfatizar que só temos estimativas, ainda não podemos confirmar nada, nem dar nomes", disse o Sargento Artur Rigue, do corpo de bombeiros. A maior parte dos feridos está sendo encaminhada ao Hospital Universitário de Santa Maria. Ainda segundo o último balanço da corpotação, outras 131 pessoas estão hospitalizadas. Não há informações sobre o estado de saúde dessas vítimas.
Veja fotos do incêndio na cidade de Santa Maria (RS):
Vítima é socorrida durante incêndio na boate em Santa Maria. Foto: Deivid Dutra/A Razão
1/11
O major Bastianello, comandante do Batalhão de Operações Especiais, disse durante coletiva que foi finalizada a ação de resgate de corpos dentro da casa naturna. A maioria dos corpos estão preservados, o que facilita o reconhecimento, porque as mortes foram causadas por asfixia e pisoteamento, informou ele.  
O número de vítimas fatais pode aumentar já que corresponde apenas aos corpos que estão no ginásio municipal e não considera as pessoas que foram levadas para os hospitais da região e morreram em atendimento. Mais de cinco hospitais receberam jovens feridos. 
Reconhecimento e lista de mortos
"Estamos apurando o número final de mortos, mas já afirmamos que será um número significativo. Existe uma esforço conjunto entre a Brigada Militar e os órgãos federais autuando para agiliar o final dos trabalhos", disse o major. "O reconhecimento dos corpos será feito por identificação visual já que muitas vítimas portavam documentos."
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os corpos das vítimas foram levados para o ginásio do Centro Desportivo Municipal para reconhecimento. Mídias locais citam que os corpos foram transportados em caminhões e levados ao ginásio. O Hospital Universitário de Santa Maria já divulgou uma lista parcial de mortos, clique aqui para ver a relação. 
Nesta manhã, algumas famílias desesperadas procuravam seus parentes entre as vítimas. "Pedimos que não sigam para o local da boate, porque a multidão já está atrapalhando nosso trabalho", instrui o major. "É melhor que os parentes se dirijam diretamente para os hospitais da cidade."
A presidente Dilma Rousseff, que estava no Chile, cancelou os compromissos no país e antecipou o retorno ao Brasil . Dilma deve ir a Santa Maria, segundo a assessoria da Presidência. Em entrevista, Dilma disse que a cidade possui uma boa estrutura e que ministros estavam a caminho para prestar apoio. "Neste momento de tristeza estamos juntos e iremos superar mantendo a tristeza", afirmou, emocionada.
Nota: Deus esteja consolando os Pais e essas mães desse jovens que, não irão mais pra casa, nem estarem juntos de suas famílias; hoje é um domingo triste e de grande lamentação no Brasil
Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário

A verdade é doce, porém doe. A abelha produz mel que é gostoso ao paladar, mas sua picada causa dor.