segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Estrelas e Galáxias Supernovas


Vista Hubble da supernova Cassiopeia A explosão
Vista Hubble da supernova Cassiopeia A explosão

Supernovas

De vez em nossa galáxia, a Via Láctea é iluminado por uma grande explosão.Conhecida como uma supernova, este evento marca a morte violenta de uma supergigante - uma estrela pesado que é muitas vezes maior que o sol. Uma das supernovas últimos na Via Láctea teve lugar cerca de 340 anos atrás, na constelação de Cassiopéia, por isso é conhecido como Cassiopeia A (Cas A).

Cas A está localizado a dez mil anos-luz da Terra.Observatórios, como o NASA-ESA Telescópio Espacial Hubble fizeram estudos detalhados da nuvem de restos de de gás brilhante e pó.

Zoom em Cassiopeia A
As imagens mostram um anel de material em tiras, que se move rapidamente para longe do local da explosão. Parte do material está se movendo a cerca de 50 milhões km por hora (rápido o suficiente para viajar da Terra à Lua em 30 segundos!). Os redemoinhos enormes de detritos estão brilhando porque foram aquecidas pela onda de choque da supernova, uma vez que passou.
Existem vários tipos de explosões de supernovas. Cas A explodiu quando uma estrela pequena, conhecida como uma anã branca, tirou um monte de material de uma estrela próxima.Como o gás acumulado, a anã branca se tornou tão quente e ativo que ela explodiu. Outros supernovas ocorrem quando estrelas massivas ficar sem combustível nuclear em seus núcleos. Incapaz de dar mais energia, o colapso do núcleo, destruindo a estrela.
Supernovas são importantes porque elas se espalham matéria de uma estrela através da galáxia. Quase tudo sobre a Terra (incluindo nós!) É feito de elementos (como carvão e ferro) que vieram deste stardust.
Fonte: Esa htp://www.esa.intt

Nenhum comentário :

Postar um comentário

A verdade é doce, porém doe. A abelha produz mel que é gostoso ao paladar, mas sua picada causa dor.