A psiquiatria é mais que boa, é muito importante para trazer
a paz de espírito; porém, o ajustar do pensamento quanto ser elevado pertence
unicamente a Deus.
Jesus disse: “Não sou deste mundo”, o verdadeiro seguidor de
Cristo, ou seja, o cristão, não pode ser mundano, pelo simples fato de ser
discípulo de seu Mestre.
Os que podem ajudar às pessoas do mundo, geralmente e quase
sempre pertence ao mesmo. A paz que a alma necessita pode até alcançar num
estado diferente, mas nunca num estado definitivo. Porque o homem se faz todo,
quando o infinito passa a envolver-se com o finito.
A justiça no sentido de obediência subordina o homem seu
corpo a alma, quanto o homem a Deus e ao próximo.
Mas essa subordinação é feita e nos cercam, num princípio
dela em referência ser o homem bom ou mau, numa sabedoria aceita ou na tolice, com
isso, provoca uma disputa pessoal.
É bom deixar mais que claro que existem dois tipos de paz. A
paz de espírito na “sublimação”, que a psicologia conhece como sendo formada do
instinto, paixão e energia, passando para o social e mesmo ao ponto de chegar à
ética, num estado de atividade envolvente.
Não há nada de mais nisso, porque sabemos e os educadores
sabem muito que se deva levar a criança do que é baixo para elevação do
pensamento. E que mesmo sendo criança ela em si possa debater e não aceitar aquém
a dirija. Tal grupo de crianças, necessita muitas vezes e quase sempre serem
disciplinadas;
Tais disciplinas são-lhes impostas para um estado corretivo,
mas nunca possa ser para um estado definitivo, porque o potencial da paz só vem
de Deus. Seria o mesmo que você pegue um fio e emende um no outro, mas nunca poderá
fazê-lo ser um fio só.
Nenhuma pessoa pode ajustar ou fixar numa mente frustrada e
infeliz, a felicidade por completo, porque sua natureza em si não se faz por
completa. O incompleto só pode ser completo, quando encontrasse com o completo
Deus. A água pode chegar a completar o copo, mas só pode transbordá-lo se
houver quem a derrame mais.
Quando a pessoa doente tente através da sua força fazer-se
melhor, mesmo sendo disciplinado pela psiquiatria, o que realmente está fazendo
nada mais é que seja a autossugestão. Nunca uma transformação sobrenatural.
Porque o psiquiatra faz-se agir pela razão, para tornar-lhe
fisicamente melhor, e que ele possa desenvolver-se dentro de si. Porém, uma
alma muito aflita, sua cura pode não ser por completa, visto precisa uma força maior
de fora para dentro do corpo. E pelo simples fato de já está em conflito não
possa muitas vezes fazê-la curada, se não houver o sobrenatural vindo para ele.
Ainda existe o outro grupo, aqueles que são autossuficientes
no sentido financeiro, precise em possibilidade ter êxito, mas não conseguem
porque está demasiado fraco e deprimido por sua consciência já está perturbada.
É onde entra ai a fé em Deus.
O trabalho excessivo, os problemas familiares, a educação dos
filhos etc., totalizam-se em conflitos que provoca nele uma falta de esperança,
e pior ainda quando não passa ver saída quando o problema não tem supostamente
soluções. É por isso, e não outro caminho que muitos se apegam ao comunismo,
porque supostamente ver que em meios a tantas necessidades que assola em sua
volta, precise de algo que os direcione a fim de fazê-los tranquilos.
Mas, é neste campo que em vez de solução terrestre, muitas
vezes causam-lhes mais aflições e angústias, quando percebem que não foram
resolvidas suas expectativas. Por vezes seu estado supostamente doentio fica
por pior. Uma vez que o terrestre não pode resolver aquilo que só o celestial
poderia fazê-lo.
Alguém coloca a mão no formigueiro e não leve uma picada?
Quando o homem vive somente para tentar resolver os seus problemas com as
coisas terrestres, sua necessidade não está na elevação de viver, mas do que
está somente na trajetória que já vive. Sua
escolha não é uma mudança, mas permanecer na que escolheu ser vivida.
Um animal vive com as escolhas que queremos, mas alguém se
considera um animal para ser dominado nas escolhas? Logo, se a resposta for,
não, a capacidade de decisão de mudança de vida cabe aquele que não é animal, e
não sendo, seus sentidos podem ser levados ao divino.
Ainda existe o homem puramente racional, onde todo o seu
viver é extremamente racional. É aquele onde o alto nível, faz-se obrigado para
que seu viver absorva seus problemas. Aqui ele servirá da sua mente para que
supostamente possa resolver suas necessidades, sobre sua capacidade de
inspiração que ele acredite ter pela simplesmente razão.
Quase sempre ele é filantrópico, tolerante, favorece a
muitos, e ajusta os problemas sociais para as empresas a fim de resolvê-los. O seu
intelecto excede sua vontade. São como
dois sapinhos conversando onde um diz: “Penso que vou levantar minha cabeça
fora d’água para ver com que se parece o resto do mundo”. Porém, o outro já
está tão racional que diz: “ Não seja bobo. Por certo não está você querendo me
fazer acreditar que há alguma coisa neste mundo além da água.”
Pensemos, por que uma planta nasce e alimenta o animal e o
animal o homem, e tanto as plantas como os animais são absorvidos pelos homens,
não teriam os homens serem absorvidos por Deus? Tem uma flor capacidade de
dizer que não faz parte da planta? Logo, se a flor é o resultado do que a
planta produz em semelhança por se fazer parte dela, o homem pode e é o
resultado do que Deus queria que ele fosse: “Sua semelhança”.
Em física um corpo continua em estado de repouso ou de
movimento até que forças de fora venham e mudem isso. Assim é o homem que fique
num estado de inércia até que venha uma força de fora que o transforme o seu
estado. Uma pedra não pode transformar-se em uma escultura se o escultor não
trabalhe nela.
Todas essas coisas são pertencentes ao criador, os homens, as
plantas, e as pedras, fazem-se criado; e sua mudança só poderá ser alcançada se
o criador quiser transformá-las, salvo os homens por ter livre escolha de
decisão.
Deus não invade o atributo de escolhas. Mas, seria um privilegio
para o homem se Deus o transforme sem ele mesmo querer. Embora, quando Deus no
passado interveio em alguns homens sabia que eles aceitariam seu chamado.
Se um tijolo pudesse falar, comer, olhar, pegar ou cheirar, diríamos
que isso é uma coisa sobrenatural e milagre. Se uma galinha começasse a ler à
Bíblia e recitar poesias, diríamos ser uma coisa mais que sobrenatural e até
mesmo impossível para aqueles que não vissem o acontecido.
Não é admissível e comum vermos tais coisas acontecerem no
nosso meio, pelo simples motivo de não terem raciocínio e até mesmo ser
inanimados. Mas quanto ao homem, isso é
totalmente possível e aceito. O homem é um ser que raciocina e pode tomar
decisões acertadas quanto erradas.
Se o homem deixar-se a natureza do sobrenatural guia-lo de
modo não chamar Deus de Senhor, mas de Pai, isto seria um ato de aceitação
sobrenatural que o faria melhor seu espírito. O que se parecesse impossível
passaria a ser comum. Uma vez que achamos comum uma flor brotar onde nem
esperamos que brotem.
Agora, muitas vezes não lhes convêm que o sobrenatural se
mostre para ele, porque não entendem bem o que isso poderia fazer. Deus nos fez
parecidos com Ele, porque sua aparência é semelhante a nossa, e se isso foi
importante quando o homem criado, então, isso não mostra a diferença no trato
com relação aos outros seres viventes? - Claro que sim.
E isso suscita que Deus tenha uma necessidade especial em
fazer que o homem possa ter uma ligação completa na alma por Ele. Mas para isto
acontecer, haverá de ter uma disposição da participação do homem querer-se
fazer semelhante permissão.
O animal submetesse ao homem, como a faca no fogo se submete
ao ferreiro. O homem submetido a Deus
absorve sua força de ser e transformasse afiado. Mas como o homem pode
conseguir tal feito? Jesus expressou que o homem devesse nascer de novo do
espírito (alma) e da água, e que se não fizesse isso, não poderia alcançar o
Reino dos Céus. (João 3.5 e 6). Pois bem, por isso deve abrir sua mente para
uma renovação na carne através da aceitação do Espírito Santo. Em outras
palavras, deixará sua forma antiga de ser para uma aceitação de nova
experiência.
Conclusão
Nós podemos aceitar Jesus da seguinte forma: leia à Bíblia
Sagrada para que possamos entender o sentido do que ela pretende nos informar
do que aconteceu no passado. Estude a historicidade de Jesus Cristo para
compreender onde sua moralidade pode nos levar há sermos pessoas éticas.
O que bom é ruim ao
mesmo tempo? A água ela é boa para se matar a sede, embora possamos tomar outro
tipo de líquido, somente água matará nossa sede. Se nós vivemos uma vida digna
e direita com relação ao sexo, não podemos viver mais? Jesus disse: “Eu vim
para que vocês tenham vida e tenham abundantemente.” (João 10.10).
Existem no nosso meio dois tipos de seres humanos: aquele que
são carnais descendentes de Adão, onde vive uma vida somente para satisfazer
seus desejos animalescos; mas, existem os filhos do Espírito, são aqueles que
vivem uma vida em submissão as vontades quanto realizar a de Deus. Os filhos
que se parecem com seus pais, são filhos de ligação, mas existem os filhos de
adoção que não tem nada sanguíneo dos pais.
Os filhos pequenos os pais os alimentam, porque ainda não
sabem comer. Se permitirmos que o Pai do céu nos alimente espiritualmente,
crescemos e conseguimos nos alimentarmos sozinhos porque já nos fazemos
grandes.
Contudo, o alimento que o pai tem para nos dá nunca se acaba.
E água que Jesus tem para nos dá é uma fonte que jorra a vida inteira. Uma natureza
pecaminosa falha, só fica forte se esta permitir ser alimentada diariamente.
Um corpo num dia não se alimenta somente uma vez, precisa de
no mínimo três vezes. Assim é o corpo natural espiritual uma vez alimentado,
fica forte. Quais os alimentos nós estamos comendo? Oração, fé, entrega da
mente carnal para o espiritual, muda à natureza da alma doente para uma alma de
um corpo saudável.
Lutemos contra nossa natureza, porque se não a natureza da
alma perversa, muda sua natureza bondosa. [Galhardo].
Nenhum comentário :
Postar um comentário
A verdade é doce, porém doe. A abelha produz mel que é gostoso ao paladar, mas sua picada causa dor.