segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A Divisão Entre Norte e Nordeste, Contra Sul e Sudeste - Quem Sairia Ganhando?


Alguns clamam por separatismo do sul, sudeste, contra norte e nordeste, eles só se esquecem que Minas Gerais e Rio de Janeiro pertencem ao sudeste. Então, teríamos vantagem uma vez que além de ter o norte e nordeste juntos, ainda teríamos dois estados a favor nosso.

Outra coisa muitos não conseguem perceber que, em muitos estados que ela perdeu, ganhou o PMDB o governo que é seu aliado, pois o vice presidente é do PMDB, Michel Temer.

 O povo parece não conhecer a história americana sobre separatismo.Guerra de Secessão: O conflito separatista nos Estados Unidos

A Guerra de Secessão (separação), nos Estados Unidos, teve início no dia 12 de abril de 1861 e foi um dos conflitos mais im
portantes da história dos Estados Unidos. A guerra civil foi marcada pelas diferenças políticas e econômicas entre as regiões Norte (industrial) e Sul (agrária).

O Norte era comandado pela burguesia industrial que defendia o protecionismo alfandegário por não conseguir competir com os preços dos produtos ingleses, de qualidade superior. Já o Sul, que tinha como base a economia agrária, era comandado por uma aristocracia que defendia a liberdade de comércio, preferindo comprar os produtos da Inglaterra, já que a economia protecionista tornava a região dependente do Norte, por exportar parte de sua produção e comprar seus produtos manufaturados.

O início do conflito aconteceu devido à questão da escravidão, que passou a ser discutida no âmbito político dentro do Congresso criando blocos claramente distintos entre escravistas e abolicionistas.

Por ocasião da época da expansão para o Oeste e de uma expansão na indústria, os representantes do Norte eram abolicionistas, por terem interesse no crescimento do mercado consumidor e, ao mesmo tempo, de obter mão-de-obra barata. Já os sulistas defendiam a livre adoção do escravismo por se beneficiarem diretamente desta mão-de-obra em suas fazendas e lucrarem com os preços altos dos escravos.

O estopim para a guerra foi a eleição, em 1860, de Abraham Lincoln pelo Partido Republicano, representando a região Norte. Temendo, com razão, que o presidente eleito adotasse medidas contrárias aos seus interesses, os Estados do Sul romperam com a União, formando os Estados Confederados da América, em 8 de fevereiro de 1861.

A liderança do movimento coube à Carolina do Sul ao qual se agregaram a Virgínia, a Carolina do Norte, a Geórgia, o Mississipi, a Flórida entre outros. Richmond, na Virgínia, tornou-se a capital do novo país e Jefferson Davis foi aclamado o presidente dos Estados Confederados. As tropas rebeldes eram lideradas pelo comandante Robert Lee. Fonte: UOL



Nota: Diante dos conflitos existentes nessa separação houve mortes e mais mortes, guerras e guerras. E as coisas nunca nos Estados Unidos enquanto separados não parecia que estavam avançando suas negociações, mas havendo um retrocesso visto estavam enfrentando muitos problemas, sociais, culturais, racistas e econômicos.Isso pode servir de exemplo não fazermos separação ou divisão entre nós. [G]

Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. 1 Coríntios 12:25

http://igrejaremanescente-igrejaremanescente.blogspot.com.br/ * Serão permitida reprodução total quanto parcial, onde poder ser incluídos textos, imagens e desenhos, para qualquer meio, para sistema gráficos, fotográficos, etc., sendo que, sua cópia não seja modificada nem tão pouca alterada sua forma de interpretação, dando fonte e autor do mesmo. P.Galhardo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

A verdade é doce, porém doe. A abelha produz mel que é gostoso ao paladar, mas sua picada causa dor.