quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O "Senhor" Deus podemos usar com Certeza


Senhor:
Tratamento deferente ou sem caráter de intimidade dado à pessoa com quem se fala ou a quem se escreve
Dominador; chefe; dono; proprietário; possuidor; sabedor
fidalgo; possuidor de feudo
o que tem domínio sobre vassalos ou criados.
Etimologia
Do latim senior e este do proto-indo-europeu sénos (velho).
Sênior (português brasileiro) ou sênior (português europeu) é uma palavra de origem latina, com significado original de "idoso", "ancião". Da mesma raiz latina se originaram os termos senhor, senado (conselho de anciãos) e senil.
As duas vertentes: Baal (em hebraico בַּעַל) é uma palavra semítica que significa Senhor[proprietário], Lorde, Marido ou Dono (Dom). Baal é representado em grego como Belos e em latim como Belus. Esta palavra em hebraico é cognata de outra em acádio, Bel, com o mesmo significado. A forma feminina de Baal é Baalath, o masculino plural é Baalin, e Balaoth no feminino plural. Esta palavra não tinha conotação exclusivamente religiosa, podendo ser empregada em relações pai e filhos (por exemplo) não sendo obrigatória uma separação hierárquica. Fonte: Wikipédia
Juízes 2:13 (o povo de Israel serviram Baal e Asteroth); também podemos notar que, como existiam deuses falsos e (deuses vem do plural de deus), podemos observar que eles também sabia ser um deus. Se não fosse correto chamar Deus de Deus. O próprio Deus afirmou que não adorasse a outro deus, se não fosse Ele. Se fizermos um paralelo podemos também usar Senhor por está bem claro ser o verdadeiro e não o falso.
Veja em hebraico Senhor, מר e agora baal, בַּעַל; percebeu a diferença? Baal senhor, é de uma palavra semítica, enquanto מר(mor) é de origem hebraica. Note também que literalmente בַּעַל quer dizer, proprietário; e por sua vez, מר literal é Sr. Abreviatura de, ה ' O Senhor. "E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor (ה ' ) é Deus, segui-o; mas se baal (בעל) segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada".( I Reis 18.21) Perceba a diferença em o Senhor (ה ') entre baal (בעל), ficou claro? Então, não vejo nenhum perigo em usar o nome, Senhor.
Conclusão: O homem para reverenciar Deus, como um ancião mais velho, chamou-O de Senhor por respeito e adoração. No caso de desrespeito e falsidade, baal é usado como nome de proprietário de algo material que neste caso seria ídolos, imagens, etc.; para estabelecer como forma de uma adoração falsa.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

A verdade é doce, porém doe. A abelha produz mel que é gostoso ao paladar, mas sua picada causa dor.