Francis tornou-se o primeiro papa da história a visitar uma igreja evangélica Waldensian
Papa Francis pediu cristãos valdenses para perdoar a Igreja Católica para a perseguição histórica.
Hoje cedo, Francis tornou-se o primeiro pontífice na história a visitar uma igreja evangélica Valdense, quando ele participou do templo Waldensian em Turim. O Papa está atualmente participando de uma visita de dois dias à cidade no norte da Itália.
A Igreja Valdense, que foi fundada no século 12, foi rejeitada pela Igreja Católica e seus membros foram brutalmente perseguidos durante a Idade Média.
"Por parte da Igreja Católica, peço o seu perdão, eu pedi-lo para as atitudes e os comportamentos não-cristãs e até mesmo desumanas que temos mostravam você", disse o Papa Francis.
Ele acrescentou: "Em nome do Senhor Jesus Cristo, perdoa-nos!"
Os valdenses afirmam ter atualmente 45.000 seguidores, a maioria na Itália, Argentina e Uruguai.
Antes de declarações do Papa, Pastor Eugenio Bernardini, o pastor da comunidade Waldensian em Turim, questionou por que a igreja tinha sido rejeitada por Roma. "Qual foi o pecado dos valdenses", ele perguntou. "Ele estava sendo um movimento de evangelização popular, realizado por leigos."
Em seu discurso, o Papa Francis disse que o princípio de benefício do ecumenismo "é a redescoberta da fraternidade que une todos aqueles que acreditam em Jesus Cristo e são batizados em Seu Nome."
Ele acrescentou: "Mas a unidade que é o fruto do Espírito Santo não significa uniformidade. Irmãos têm em comum a mesma origem, mas que não são idênticos entre si. "
Após a visita ao templo Valdense, o Papa Francis reuniu-se com um número de membros da sua família.
Rádio Vaticano disse que Francis "reuniu-se com cerca de 30 de seus parentes - seis primos e suas famílias - na residência do arcebispo de Turim, e também celebrou a missa com eles."
No domingo, em uma parada não programada, o Papa visitou a igreja de Santa Teresa, onde seus avós paternos se casaram em 1907, e onde, em 1908, seu pai Mario foi batizado.