terça-feira, 29 de outubro de 2013

NASA Faz Lançamento do Filme da Garganta de Fogo do Sol



Um filamento magnético do material solar entrou em erupção no sol no final de setembro, quebrando as condições tranquilas de uma forma espetacular. O 200,000 milhas longo filamento rasgou a atmosfera do Sol, a corona, deixando para trás o que parece ser um cânion de fogo. A garganta brilhante traça o canal onde os campos magnéticos realizado o filamento no ar antes da explosão. Visualizers no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Md. combinado dois dias de dados de satélite para criar um pequeno filme deste evento gigantesco no sol.
Na realidade, o sol não é feito de fogo, mas de uma coisa chamada plasma: partículas tão quente que seus elétrons se fervida, criando um gás carregado que está entrelaçada com campos magnéticos.

Estas imagens foram capturadas em 29-30 de setembro de 2013, por Dynamics Observatory da NASA Solar, ou SDO, que observa constantemente o sol em uma variedade de comprimentos de onda.

Diferentes comprimentos de onda ajudar a capturar aspecto diferente dos acontecimentos na corona. As imagens vermelhas mostradas no filme ajuda destaque plasma a temperaturas de 90.000 ° F e é bom para a observação de filamentos como se formam e entrar em erupção. As imagens amarelos, mostrando temperaturas 1.000.000 ° F, são úteis para a observação de materiais correndo ao longo das linhas do campo magnético do sol, visto no filme como uma galeria de loops em toda a área da erupção. As imagens Browner no início do material show de filme a temperaturas de 1.800.000 ° F, e é aqui onde o canyon de imagens de fogo é a mais óbvia. Ao comparar isso com as outras cores, vê-se que as duas fitas de roda em movimento mais longe uns dos outros são, de fato, as pegadas dos ciclos do campo magnético gigantes, que estão crescendo e se expandindo como o filamento de puxa-los para cima. 



Fonte:   http://svs.gsfc.nasa.gov/goto                                                                                                                                                                                                  


Veja o vídeo aqui:                                                                                                                                    



http://www.youtube.com/v/Qurh_BZ-O2E?autohide=1&version=3&autohide=1&attribution_tag=8V67sCzHVm7NTM7zEmlc5w&autoplay=1&showinfo=1&feature=share

Nenhum comentário :

Postar um comentário

A verdade é doce, porém doe. A abelha produz mel que é gostoso ao paladar, mas sua picada causa dor.